18/09/2013 – Atualizado em 18/09/2013
Por: Folha da Região
Uma denúncia de maus-tratos a cães, que estariam amarrados e sem abrigo do sol e da chuva levou policiais militares até uma casa, ontem, no Jardim TV. O objetivo era recolher os animais, mas os PMs não teriam confirmado sinais que confirmassem os maus-tratos. Cristina Munhoz, integrante da APA (Associação Protetora dos Animais) que acompanhou os PMs ao local, disse que considera crueldade o fato de eles estarem amarrados em um local sem cobertura. “Soubemos que eles estão assim há muito tempo e provavelmente nunca são soltos”.
Segundo Cristina, os moradores da residência visitada não estavam em casa no momento da abordagem. Pelo menos cinco cães dividem o espaço do quintal. Vizinhos ouvidos pela reportagem e que não quiseram se identificar, disseram que os donos dos cães se mudaram há pouco tempo para o bairro e quase não ficam em casa. “Só vejo uma mulher chegar à noite”, disse um morador.
Após a visita, os PMs foram até o plantão policial para registrar o boletim de ocorrência do caso. O delegado responsável, Getúlio Silvio Nardo, afirma que os policiais disseram que, apesar de os cães estarem amarrados, não foi possível constatar maus-tratos. “Nosso sistema ficou fora do ar hoje (ontem) e não pudemos registrar a ocorrência. Amanhã (hoje), um perito irá até o local e se ele confirmar a denúncia da APA, agiremos. Não podemos recolher os cachorros sem ter certeza de que existe irregularidade”. A reportagem não conseguiu falar com os donos dos cães.



