23.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de novembro, 2025

Polícia Civil estoura esquema de furto de energia em Três Lagoas e prende empresário em flagrante

Operação Apagão III revela irregularidades em 10 estabelecimentos e prejuízo de R$ 280 mil aos cofres públicos, onde energia desviada abasteceria 8 mil casas, segundo concessionária.

Três Lagoas amanheceu com sirenes e mandados nesta terça-feira, 10, quando a Polícia Civil, em ação conjunta com a Neoenergia Elektro, deflagrou a Operação Apagão III. O alvo foram grandes consumidores de energia que estavam fraudando o sistema elétrico para abastecer seus negócios sem pagar um centavo, incluindo casas noturnas, mercados, lanchonetes e restaurantes da cidade.

Ao todo, mais de 30 policiais civis, entre investigadores, escrivães, delegados, peritos criminais e auxiliares da perícia, foram mobilizados pela Seção de Investigações Gerais (SIG), além de engenheiros e técnicos da Neoenergia. A operação fiscalizou 10 estabelecimentos comerciais, e o resultado foi alarmante, onde 100% deles apresentavam irregularidades no consumo de energia elétrica.

Um dos alvos, um empresário responsável por um dos locais vistoriados, foi preso em flagrante por furto qualificado mediante fraude, crime que não permite pagamento de fiança. Ele foi encaminhado à Delegacia e segue à disposição da Justiça. Os demais envolvidos não estavam nos imóveis no momento da fiscalização, mas responderão pelos mesmos crimes, cujas penas podem ultrapassar oito anos de prisão.

De acordo com os técnicos da Neoenergia Elektro, a quantidade de energia desviada seria suficiente para abastecer 8 mil residências por um mês inteiro. Além disso, o esquema causou um rombo de aproximadamente R$ 280 mil em impostos não recolhidos, entre tributos federais e estaduais.

Com a terceira fase da operação concluída, a Polícia Civil contabiliza agora cinco prisões em flagrante e 32 pessoas já indiciadas por furto de energia elétrica somente em Três Lagoas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

COP 30: Arauco debate desafios de comunicar a sustentabilidade

Precisão, coragem e responsabilidade são fundamentais para todos os públicos, destaca executivo da companhia.

CRECI-MS anuncia abertura de processo disciplinar e reforça repúdio a qualquer forma de assédio

Corretor de imóveis de Três Lagoas é acusado de injúria e agressão contra jovem de 25 anos, onde Conselho aguarda acesso ao boletim para dar início às medidas internas.

Pioneira de Três Lagoas: Rádio Caçula completa 70 anos de história e tradição

Emissora fundada em 1954 celebra sete décadas como referência da comunicação e da cultura popular em Três Lagoas