31 C
Três Lagoas
domingo, 22 de fevereiro, 2026

Polícia Científica de MS recebe comitiva da Polícia Nacional do Paraguai para fortalecer cooperação na fronteira

Encontro em Campo Grande discutiu desafios operacionais, integração regional e impactos da Rota Bioceânica na segurança pública

A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul (PCi-MS) recebeu, em Campo Grande, a visita institucional da comissária-geral Zunilda Ramona Escobar, diretora da Direção de Criminalística da Polícia Nacional do Paraguai. A autoridade esteve acompanhada do chefe interino do Departamento de Criminalística de Amambay, Luis Carlos Espínola; do chefe da Divisão de Identificação Humana, Lucio González; e do chefe de Gabinete do Departamento de Balística Forense, Héctor Barrios.

Participaram da recepção o coordenador-geral de Perícias, perito criminal Nelson Fermino Junior; o coordenador-adjunto de Perícias, perito médico-legista Carlos Idelmar de Campos Barbosa; o assessor especial da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) para assuntos da Rota Bioceânica, Luiz Alexandre Gomes da Silva; e o diretor do Instituto de Criminalística, Emerson Lopes do Reis.

Durante o encontro, as autoridades discutiram as realidades estruturais das instituições, os desafios operacionais na faixa de fronteira e os impactos decorrentes da intensificação da integração logística regional, especialmente no contexto do Corredor Bioceânico. Segundo o assessor especial da Sejusp, a nova dinâmica regional exige atuação integrada, baseada em planejamento, inteligência e cooperação internacional.

“O fortalecimento das estruturas ao longo do corredor e a cooperação estreita com a Direção de Criminalística da Polícia Nacional do Paraguai são medidas fundamentais para assegurar uma atuação célere e eficiente”, destacou o coordenador-geral de Perícias.

A agenda também incluiu o compartilhamento de experiências operacionais na região de fronteira, com foco na interação entre os órgãos dos dois países em ocorrências que envolvem cidadãos paraguaios. As autoridades ressaltaram a importância da troca de informações qualificadas e da padronização de fluxos de trabalho para ampliar a eficiência das ações conjuntas.

Outro ponto discutido foi a formalização de instrumentos de cooperação técnica, como memorandos de entendimento, com o objetivo de garantir maior segurança jurídica, previsibilidade e efetividade às iniciativas bilaterais.

A visita integra a estratégia da Sejusp de fortalecimento das relações internacionais na área de segurança pública e reforça o compromisso do Estado de Mato Grosso do Sul com a integração regional, a governança colaborativa e a melhoria dos serviços prestados à população, especialmente nas regiões de fronteira.


Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

UFMS abre inscrições para residência em engenharia de software com bolsa de R$ 5 mil

Programa é voltado à inovação no Judiciário e na administração pública estadual, com vagas para residência e especialização Estão abertas as inscrições para a Residência...

Polícia Científica de MS mantém certificação internacional em análises de DNA

Reconhecimento do Gitad confirma padrões internacionais do laboratório forense e reforça uso estratégico da genética nas investigações criminais

Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal do Esporte com sede em Brasília

Proposta do governo federal segue agora para análise do Senado e prevê formação especializada na área esportiva A Câmara dos Deputados do Brasil aprovou nesta...