07/07/2016 – Atualizado em 07/07/2016
Por: Assessoria de Imprensa
Policiais Ambientais de Batayporã foram acionados pela Polícia Militar do Distrito de Ipezal, em Angélica, em virtude da abordagem na avenida principal do Distrito, ontem (17) no final da tarde, de um veículo Fiat Strada, puxando uma carreta com uma embarcação, sendo o condutor, um infrator de 64 anos, portando um revólver e munições ilegais e ainda transportando pescado com características de irregularidades.
A PMA foi ao local e verificou que o infrator, residente em Glória de Dourados, transportava 40 kg peixes da espécie pintado e outras espécies, havendo exemplares em tamanhos inferiores ao permitido pela legislação. Entre os peixes que o infrator havia capturado no rio Brilhante, havia exemplar medindo 68 centímetros, quando a medida mínima de captura é de 85 centímetros para a espécie. O pescado e o veículo foram apreendidos. Além disso, os peixes apresentavam sinais de terem sido capturados com petrechos proibidos de malha do tipo redes de pesca.
O infrator, residente em Glória de Dourados, recebeu voz de prisão e foi encaminhado, juntamente com material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Angélica, onde foi autuado em flagrante e responderá por crime ambiental de pesca e transporte de produto da pesca predatória. A pena para o crime ambiental é de um a três anos de detenção.
O pescador também foi autuado por porte ilegal de arma, em condução dada pela Polícia Militar de Ipezal. A pena para o crime de porte ilegal de arma é de dois a seis anos de reclusão, em virtude do agravamento, pois havia munições de calibre de uso restrito, 357.
A PMA também lavrou um auto de infração administrativo e aplicou multa de R$ 2.800,00 contra o autuado. O pescado será doado para instituições filantrópicas depois de periciado.

