24.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 2 de setembro, 2025

Piracema chega ao fim e pesca está liberada em Mato Grosso do Sul

 A pesca está oficialmente liberada nos rios de Mato Grosso do Sul. O período de defeso – iniciado em 5 de novembro do ano passado – chega ao fim, permitindo que os pescadores voltem às atividades, desde que respeitem as normas vigentes para garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros do Estado.

Com a reabertura da pesca, é necessário que os pescadores estejam devidamente licenciados. A Licença Ambiental pode ser emitida digitalmente pelo site do Imasul. Além disso, os petrechos utilizados devem seguir a legislação vigente, proibindo equipamentos predatórios.

O diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), André Borges, reforça a importância do período de defeso para a preservação das espécies e a fiscalização contínua.

“O defeso é essencial para a reposição dos estoques pesqueiros. Agora, com a liberação da pesca, manteremos uma fiscalização rigorosa para coibir irregularidades e assegurar o cumprimento das normas ambientais”, destacou Borges.

O gerente de Fauna do Imasul, Vander Melquiades, ressalta a importância do pesque-e-solte. “Os pescadores esportivos devem adotar técnicas que minimizem os impactos sobre os peixes, como o uso de anzóis sem farpa, manuseio adequado e liberação rápida na água para garantir a sobrevivência do animal”, explica.

Operação Piracema 2024/2025 e fiscalização

Durante o período de defeso, a pesca foi restrita à subsistência de comunidades ribeirinhas, com fiscalização rigorosa dos estabelecimentos comerciais. Agora, com a liberação, a fiscalização segue intensificada para garantir o cumprimento das regras.

A Operação Piracema 2024/2025 mobilizou 320 policiais militares ambientais, 70 fiscais do Imasul e, pela primeira vez, contou com o reforço de 120 policiais da Polícia Militar Rural (PMR). O monitoramento via satélite e ferramentas de inteligência georreferenciada ajudaram a identificar pontos críticos de pesca ilegal, que seguirão sob fiscalização redobrada.

“A estratégia de fiscalização deste ano foi aprimorada, com barreiras quádruplas e monitoramento rigoroso. Nosso foco é garantir que as regras sejam respeitadas e que a pesca ocorra de maneira ordenada e responsável”, afirmou Luiz Mário, diretor de Licenciamento do Imasul.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil identifica autor de espancamento que matou morador de rua em Três Lagoas

Homem de 27 anos confessou agressões motivadas por furto, onde vítima não resistiu aos ferimentos e corpo será trasladado para o estado de Goiás

Três Lagoas divulga novo mapa de calor com foco no combate ao Aedes aegypti

Levantamento da Semana Epidemiológica 33 aponta áreas com maior concentração de ovos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

Adolescente de 15 anos é apreendido pela Polícia Civil com drogas em Três Lagoas

Durante ação da SIG, foram encontradas 21 porções de maconha prontas para a venda, onde jovem já era investigado por tráfico e outros atos infracionais