19.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

Petrobras e empresa norueguesa discutem parceria para retomada da UFN3

A estatal pretende concluir a fábrica de fertilizantes por meio de terceirização e repassar parte da operação à Yara, semelhante ao acordo feito com a Unigel.

A Petrobras anunciou a assinatura de um acordo preliminar com a Yara Brasil Fertilizantes S.A., o que acaba marcando um passo importante nas negociações para uma potencial parceria no setor de fertilizantes, produção industrial e descarbonização, conforme previsto no Memorando de Entendimentos firmado em 29 de fevereiro de 2024.

Este acordo preliminar não vinculativo alinha-se com a nova estratégia da Petrobras, que voltou a incluir investimentos em fertilizantes em seu portfólio, conforme o Plano Estratégico 2024-28+. A Yara Brasil é controlada pela Yara International ASA, uma holding norueguesa cujo maior acionista é o governo da Noruega, que possui cerca de 36% de participação direta e 7% indireta, via Fundo de Pensão do Governo Norueguês.

Na próxima fase, a Petrobras e a Yara irão analisar as possíveis sinergias entre suas operações, visando melhorar a eficiência no mercado local de fertilizantes e produtos industriais, além de explorar soluções para a descarbonização. A Petrobras planeja terceirizar a conclusão da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III – UFN3, em Três Lagoas e transferir parte da operação para a Yara, similar ao que ocorreu com a Unigel. A planta de fertilizantes de Três Lagoas foi planejada para converter 2,3 milhões de m³ de gás natural diariamente em 3.600 toneladas de ureia e 2.200 toneladas de amônia.

A estatal também pretende reativar a fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (Ansa), em Araucária (PR). Em uma visita recente à Bolívia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mencionou o interesse em construir uma unidade na fronteira entre Corumbá e Porto Quijarro. No Brasil, a Yara possui unidades de produção de fertilizantes em Rio Grande (RS), Ponta Grossa (PR), Paulínia (SP) e Cubatão (SP), tendo adquirido as duas últimas na última década. Estas unidades estão próximas das instalações da Petrobras.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...