30.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de outubro, 2021

Petrobras desliga Usina de Três Lagoas por risco de “falha catastrófica”

A Petrobras desligou a usina termelétrica de Três Lagoas por risco de falha catastrófica na estrutura da unidade. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de São Pulo neste sábado (25).

De acordo com a publicação, a Petrobras manifestou a necessidade de paralisar a usina para realizar uma importante manutenção, porem o Operador Nacional do Sistema (ONS), teria pressionado a estatal a manter o funcionamento da termelétrica.

A ONS determinou que a Petrobras mantivesse a máxima disponibilidade do sistema por conta do atual cenário energético do país. Em sua orientação, a paralisação deveria ocorrer no feriado, entre 5 e 7 de setembro.

A Petrobras, por sua vez, ignorou a recomendação. A estatal disse que faria a paralisação “por recomendações do fabricante (dos equipamentos da usina) e da equipe de engenharia e, ainda, frente ao risco de falha catastrófica desta turbina”. O desligamento, então, ocorreu entre 3 e 5 de setembro.

Ao jornal, a Petrobras declarou que “solicitações de adiamento, postergação ou aprovação de paradas fazem parte da rotina operacional de relacionamento com o Operador Nacional do Sistema Elétrico”.

Já o ONS disse que “como uma das ações para o enfrentamento da escassez hídrica solicitou, em julho deste ano, a todas as usinas geradoras que adiassem suas manutenções a fim de aumentar a disponibilidade de geração”. O órgão disse ainda que “cabe ao agente avaliar a viabilidade técnica e operacional de acatar a solicitação ou não”.

*INFORMAÇÃO CARTA CAPITAL

Comentários do Facebook

MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS