29.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 15 de julho, 2025

Pesquisa da aponta otimismo moderado para 2025

Uma pesquisa divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país irá melhorar em 2025. O índice permanece o mesmo registrado em outubro deste ano, mas está dez pontos abaixo do resultado de dezembro de 2023, quando 59% demonstraram otimismo quanto ao futuro.

Por outro lado, a parcela dos entrevistados que consideram que o Brasil irá piorar aumentou de 23% em outubro para 28% em dezembro, número que supera em 11 pontos os 17% registrados no mesmo período do ano passado.

A pesquisa foi realizada com 2 mil pessoas entrevistadas nas cinco regiões do país, e reflete uma percepção mais cautelosa da população diante dos desafios econômicos e sociais enfrentados em 2024.

O levantamento mostrou que a maioria dos entrevistados (66%) avalia que, em 2024, o Brasil melhorou (40%) ou ficou igual (26%) em relação a 2023. No entanto, esse percentual é 13 pontos menor que os 79% de dezembro do ano passado (49% disseram que melhorou, e 30% que ficou igual).

A percepção de piora, por sua vez, aumentou significativamente. Enquanto 20% dos entrevistados avaliavam negativamente o ano de 2023 em relação ao anterior, essa porcentagem subiu para 32% em 2024, um crescimento de 12 pontos percentuais.

Para o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, o levantamento reflete sentimentos mistos entre os brasileiros.

“Os sentimentos para 2024 e as perspectivas para 2025 carregam otimismo e cautela, refletindo o que ocorreu ao longo do ano. De um lado, o período que se encerra teve um viés positivo para as pessoas e famílias, com a alta do emprego, mas também foi influenciado negativamente pela seca, queimadas e pelo noticiário de alta da Selic, dos juros e da inflação”, explicou Lavareda.

O estudo reflete a complexidade do momento atual, com avanços em áreas como o mercado de trabalho, mas com desafios climáticos e econômicos que impactaram a visão dos brasileiros sobre o presente e o futuro.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mato Grosso do Sul poderá ter Banco Vermelho como símbolo permanente no Agosto Lilás

Projeto de Lei apresentado pelo deputado Antonio Vaz propõe a inclusão do Banco Vermelho Gigante e outras ações de conscientização na campanha estadual de enfrentamento à violência contra a mulher.

Mudanças climáticas reduzem valor nutricional dos alimentos, alerta estudo internacional

Um estudo apresentado na Conferência Anual da Sociedade de Biologia Experimental, realizada em Antuérpia, Bélgica, no último dia 8, revelou que as mudanças climáticas...

Cultura e dignidade: Mostra de Cinema leva reflexão e ressocialização ao sistema prisional de MS

A Penitenciária Masculina de Regime Fechado da Gameleira II (PEMRFGII), em Campo Grande, foi palco na última segunda-feira (14) do lançamento da 1ª Mostra...