11.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 1 de julho, 2025

“Peço que os senhores condenem o Lindemberg pelo homicídio culposo”, diz defesa

Geral – 16/02/2012 – 13:02

 A defesa de Lindemberg Alves, acusado de matar Eloá Pimentel após mantê-la como refém por cerca de cem horas em outubro de 2008 em Santo André (ABC paulista), está apresentando sua tese nesta quinta-feira (16), quarto dia de julgamento do caso.

“Não vou pedir a absolvição dele [Lindemberg]. Ele errou, tomou as decisões erradas e deve pagar por isso, mas na medida do que ele efetivamente fez”, disse a advogada Ana Lúcia Assad. “Peço que os senhores condenem o Lindemberg pelo homicídio culposo [sem intenção de matar], pois ele não desejou o resultado. Ele sofre pela morte dela [Eloá].” Ontem, o réu deu seu depoimento e confessou que atirou em Eloá, mas negou que tenha planejado a morte da vítima –o tiro teria sido dado após ele tomar um susto com a invasão policial.

Sobre a outra refém, Nayara Rodrigues –amiga de Eloá baleada no fim do cárcere–, a defesa negou que ele tenha tentado matá-la. “Ele não tentou matar a Nayara. Ele se assustou e atirou. Condenem-o pela lesão corporal culposa”, disse Saad. Segundo a advogada, “Nayara voltou ao apartamento porque quis”.

O réu é acusado de cometer 12 crimes, entre eles homicídio duplamente qualificado por motivo torpe (contra Eloá), tentativa de homicídio (contra Nayara Rodrigues e contra o sargento Atos Valeriano, que participou das negociações), cárcere privado e disparos de arma de fogo.

“Enxerguem esse rapaz como um parente dos senhores, pois ele não é bandido”, pediu a advogada ao iniciar seu discurso aos jurados.

A defensora disse ainda que o réu não é o único culpado pelo crime. “No meu ponto de vista, há dois corresponsáveis por este processo. Alguns membros da imprensa e alguns policiais”, alegou. “Não podemos dar essa conta toda para o Lindemberg pagar. Isso não é justiça.”

Assad tem uma hora e meia para expor sua defesa. Antes dela, falou a promotora Daniela Hashimoto, responsável pela acusação contra Lindemberg. Ela tentou convencer os jurados que o réu mentiu em seu depoimento e que toda a ação que terminou com a morte de Eloá Pimentel foi premeditada.

Hoje começou o quarto e, espera-se, último dia de julgamento. A sessão começou com o debate entre as partes: uma hora e meia para a acusação e uma hora e meia para a defesa, além da réplica e da tréplica (sendo uma hora cada uma).

Somente depois disso, os jurados vão dar seu parecer e, na sequência, a juíza lerá o veredicto. A expectativa é que a decisão do júri seja conhecida hoje.

Ele não se arrependeu, diz advogado

Ao chegar ao fórum hoje, o advogado José Beraldo, assistente de acusação, afirmou que Lindemberg premeditou o crime. “Vamos mostrar que o passado dele não é bom e que ele sequer teve um momento de arrependimento.”

O advogado afirmou que a perícia mostrou que o tiro que matou a jovem foi de execução, de cima para baixo e a poucos centímetros de distância. “Foi um tiro na cabeça de Eloá e um na parte íntima [virilha] dela. Típico de um animal”, afirmou.

Segundo Beraldo, o réu foi ao apartamento de Eloá, que estava com amigos, por ciúmes, porque achava que eles estavam “namorando”. Mas, que ao chegar lá, percebu que estavam fazendo um trabalho da escola.

Beraldo também disse não acreditar no pedido de desculpas feito por Lindemberg ontem à mãe da vítima. “Aquele pedido de perdão foi uma ameaça, foi um recado [à família de Eloá]. Uma ameaça que fala: ‘Perdeu? Pode perder mais”, declarou.

Fonte: Terra.com

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas entra em zona de perigo potencial com frente fria; queda nas temperaturas pressiona setor pecuário no MS

A recomendação é para que produtores e população em geral fiquem atentos a possíveis atualizações dos alertas e adotem medidas preventivas, especialmente no campo. Com...

Preso assaltantes que manteve idoso e família sob a mira de armas durante roubo em Três Lagoas

Ação da Polícia Civil prende suspeito de violento assalto que chocou moradores, onde vítimas foram dominadas por trio armado dentro da própria casa.

Detran-MS faz leilão de 127 veículos com lances a partir de R$1 mil

Além de automóveis e motocicletas, sucatas de veículos apreendidos também serão leiloadas