Geral – 04/04/2012 – 17:04
Na manha desta quarta-feira (4) um café da manhã na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Andradina, confraternizou parceiros, colaboradores e imprensa no ato de entrega de novos uniformes aos colaboradores.
Segundo o secretário, Nino Spegiorin o conjunto de uniformes, que conta com duas calças, duas camisas de manga curta, dois jalecos e uma bota EPI, foram adquiridos com a parceria das empresas Ipanema Tratores, D. Carvalho, Big Mart e Elektro, sem nenhum custo para o município.
“Os uniformes servirão para a identificação dos servidores deste setor como maneira de valorizar nossos colaboradores e também promover a segurança necessária no dia-a-dia”, disse o secretário.
Nino fez um retrospecto das dificuldades enfrentadas no setor e dos esforços dos funcionários para “dar conta do serviço” serviços e atender a todos. São mais de 120 ordens de serviço por mês, que juntas somam mais de mil horas de trabalho.
No ato da entrega estiveram presentes o secretário de Administração e Finanças, José Henrique Pastorelli, a presidente da Câmara, Fátima Aparecida Ribeiro dos Anjos (PP), o vereador Wilson Aparecido Bossolan (PT), a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Andradina, Estela Goda, presidente do Consellho Agricultura Familiar, Geraldo, médico veterinário Aziz Abdenour, representantes dos parceiros, entidades de classe e órgãos governamentais ligados ao campo, além do padre Gilmar que abençoou os novos uniformes foram abençoados pelo padre Gilmar que também abençoou os presentes.
Ações
Durante o evento o secretário falou de algumas das atividades desenvolvidas pela secretaria, que triplicou nos últimos meses. Os 13 tratores da Secretaria estão trabalhando no limite para atender os produtores que preparam o solo para suas culturas com o apoio da secretaria. Sete tratores estão na base da secretaria e outros seis fixos nos assentamentos Belomonte (2), Timboré (2) e Arizona (2). A secretaria esta viabilizando a compra de um veículo para transporte de trator, assim agilizaremos o serviço, além de não danificar o asfalto, preservar o maquinário e economizar combustível.
Uma emenda do deputado José Menthor (PT), através dos vereadores Makoto Izumi e Wilson Aparecido Bossolan, vai garantir a aquisição de mais um trator e implementos para o assentamento Josué de Castro (Timborezinho). Outros dois tratores e implementos serão adquiridos com emendas do deputado estadual Simão Pedro, através do assessor de Desenvolvimento Agrário, Rosivaldo de Paula e do deputado federal Tiririca, através do presidente do PR, Marcos Roberto Ruella.
Quem quiser agendar o preparo do solo basta ligar na Secretaria da Agricultura, através do telefone (18) 3722-5505. O serviço é gratuito ficando a parte do agricultor o pagamento do óleo diesel consumido no serviço.
Projetos
Ainda estão sendo desenvolvidos projetos para a recuperação do viveiro de mudas da Secretaria que atende a demanda de reflorestamento e pagamento ambiental dentro da cidade e no campo.
A secretaria da Agricultura incentivou a formação de um grupo de produtores do Timboré que plantaram 30 mil pés de pepinos que foram comercializados pela empresa Refricon Alimentos (Bataguassu – MS).
Os produtores foram amparados em assistência técnica e alguns insumos como sistema de irrigação, lona e fertilizantes. Eles obteram um excelente lucro em um ciclo de 100 dias e outros grupos já se interessam pela atividade.
Um grande projeto de sucesso da secretaria foi a implantação da feira noturna aberta pelo Governo de Andradina na praça Stélio Machado Loureiro, em frente a escola Teodoro Francisco de Andrade.
A feira substitui a que acontecia às quintas-feiras pela manhã, na rua Ceará, entre as ruas Rodrigues Alves e Dom Bosco. Tanto o público como os feirantes aprovaram a idéia de levar uma atividade à praça ao mesmo tempo em que abre mais uma oportunidade para os produtores comercializarem seus produtos.
Com a previsão dos órgãos de previsão do clima alertam que o estado de São Paulo pode ter a estiagem mais longa de sua história em 2012. A secretaria de agricultura atendeu previamente mais de 200 criadores de gado através de um programa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Os pequenos criadores de gado leiteiro receberam apoio de máquinas e técnicos para o preparo da silagem de milho. O programa visa ajudar as comunidades rurais afetadas pela escassez de água e ajuda a manter a cadeia produtiva e diminuir os prejuízos do campo.
Fonte: Secom/Andradina / Secom/Andradina


