22.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

Parceria entre Instituto Ecofuturo e Aliança 5P fortalece ações de conservação ambiental no MS

A união reforça o compromisso das organizações com a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável na região.

O Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantida pela Suzano S.A., firmou uma parceria com a Associação Aliança 5P para fortalecer ações voltadas à conservação e proteção da biodiversidade no Mato Grosso do Sul. A colaboração nasce do alinhamento entre as duas instituições na promoção de práticas ambientais socialmente responsáveis na região.

Mais do que a união de esforços, a iniciativa reflete uma visão compartilhada: desenvolver soluções sustentáveis que respeitem e valorizem os ecossistemas e as culturas locais. A parceria também visa à construção e disseminação de boas práticas, com foco no compartilhamento de aprendizados e resultados que possam inspirar outras regiões do Brasil.

A formalização do acordo será realizada no dia 26 de maio, no Parque Estadual Matas do Segredo, em Campo Grande (MS), com a assinatura de um Memorando de Entendimento que marca o início oficial da colaboração. A Aliança 5P reúne pessoas e organizações proprietárias de mais de 300 mil hectares na região que, por meio da proteção de áreas naturais, buscam formar um dos maiores corredores privados de vida selvagem do planeta. O Instituto Ecofuturo, por sua vez, traz sua experiência na criação, gestão e conservação de áreas protegidas, além de ser reconhecido pela produção e disseminação de conhecimento.

“Estamos muito felizes em anunciar essa parceria, que reforça o compromisso do Instituto Ecofuturo com a conservação ambiental, com a natureza e com as pessoas. Essa união também representa a ampliação da nossa atuação para uma região de extrema importância para a Suzano e para a biodiversidade brasileira, que é o Mato Grosso do Sul”, afirma Valéria Blos, diretora-geral do Ecofuturo.

“Para a Aliança 5P, esta parceria representa um marco na consolidação de um modelo de conservação territorial colaborativa, no qual a pecuária sustentável, o ecoturismo e a proteção da biodiversidade caminham juntos. Acreditamos que, por meio da união entre conhecimento técnico, articulação interinstitucional e compromisso institucional, podemos fortalecer uma cultura de cuidado com o Pantanal e os pantaneiros. Essa colaboração amplia nossa capacidade de gerar impacto positivo e compartilha com o Brasil e o mundo um exemplo de convivência harmoniosa entre produção e conservação”, afirma Ana Paula Felicio, secretária-executiva da Aliança 5P.

A colaboração representa um avanço importante na construção de soluções inovadoras para a conservação da biodiversidade e para a educação ambiental, contribuindo para o fortalecimento de uma cultura de cuidado com a natureza — fundamental para garantir qualidade de vida às atuais e futuras gerações.

Sobre o Instituto Ecofuturo
Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Entre as principais iniciativas está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/InstitutoEcofuturo, youtube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo. 

Sobre a Aliança 5P
A Associação Aliança 5P é uma associação civil de natureza privada e sem fins lucrativos. Fundada em Campo Grande (MS) em 20 de abril de 2023, congrega produtores rurais preocupados com a sustentabilidade e produtividade pecuária, com a conservação e o ecoturismo.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casa do Trabalhador de Três Lagoas oferece 117 vagas de emprego nesta quinta

Oportunidades abrangem desde funções operacionais até especializadas, com maior número de vagas para auxiliar de produção, operador de máquinas e pedreiro. A Casa do Trabalhador...

LOA 2026 começa a ser votada nesta quinta na Assembleia Legislativa de MS

Projeto estima orçamento de R$ 27,19 bilhões e abre discussão para definição de gastos do Estado no próximo ano A Assembleia Legislativa de Mato Grosso...

Carreira policial lidera interesse de concurseiros em MS para 2026

Expectativa é alta para editais da PMMS, Guarda Civil Metropolitana, Prefeitura de Campo Grande e Assembleia Legislativa Faltando menos de dois meses para 2026, concurseiros...