Internacional – 23/06/2012 – 07:06
Aproximadamente 200 paraguaios que moram na Argentina se concentraram nesta sexta-feira em torno do Obelisco de Buenos Aires para protestar contra o impeachment de Fernando Lugo da presidência do Paraguai.
Com bandeiras do país, os manifestantes, a maioria jovens, cantaram o hino do Paraguai e se disseram inconformados com a destituição de Lugo. Não houve registro de violência no ato.
“Como paraguaios, fomos mais uma vez pisoteados”, disse um imigrante paraguaio em declarações a um canal de televisão local.
“Isto foi longe demais. Estou muito triste, Federico Franco (que assumiu no lugar de Lugo) é um cínico. Sua atitude foi repudiável, é um traidor”, disse outro paraguaio que mora na capital argentina, em declarações ao “Canal 26”.
O político argentino Luis D’Elía, que participou da manifestação, disse que “hoje é um dia de muito pesar para a democracia latino-americana”.
O dirigente socialista afirmou que o julgamento político de Lugo foi um jogo de cartas marcadas e uma “afronta” contra a vontade do povo paraguaio.
Segundo fontes oficiais, 722 mil paraguaios residem no exterior, dos quais cerca de 550 mil na Argentina.
Fonte: Agência Efe / WQ


