23.1 C
Três Lagoas
sábado, 23 de agosto, 2025

Pacientes cadeirantes tem tratamento interrompido por falta de transporte

23/04/2018 14h38

Veículo está com vazamento de óleo, e desde sexta-feira (20) passa por manutenção

Por: Dayane Milani

O veículo que transporta pacientes cadeirantes que recebem tratamento no CER (Centro Especializado em Reabilitação), órgão vinculado a Apae/TL (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Três Lagoas) está com problemas mecânicos desde a última quinta-feira (19). O atendimento dos 42 pacientes que utilizam o transporte está paralisado devido a um problema mecânico.

Uma paciente de 64 anos que utiliza o transporte para fazer fisioterapia no CER entrou em contato com a redação da Caçula FM relatando o problema. De acordo com ela a interrupção da fisioterapia retrocede todo o tratamento já realizado.

A van transporta em média 20 pacientes/dia, isso de acordo com a coordenadora do CER, Maria Célia Vasques Pereira. O veículo é cedido pelo projeto do Ministério da Saúde e mantido pela Prefeitura de Três Lagoas. Nela há três pontos para cadeira de rodas.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Três Lagoas (MS) informou que o veículo está com vazamento de óleo, e desde sexta-feira (20) passa por manutenção. Segundo a assessoria não há previsão para conclusão dos reparos, mas que em breve o veículo volte a atender os pacientes.

Sobre o CER

A habilitação e reabilitação visam garantir o desenvolvimento de habilidades funcionais das pessoas com deficiência para promover sua autonomia e independência. O Plano Viver sem Limite iniciou a implantação de Centros Especializados em Reabilitação – CER para ampliar o acesso e a qualidade desses serviços no âmbito do SUS. A implantação desses centros pode se dar por meio de novas construções ou por qualificação mediante reforma, ampliação, aquisição de equipamentos e reforço de pessoal.

O Ministério da Saúde disponibiliza uma série de recursos de investimento para a construção dos CER. Bem como recursos de custeio mensais para a manutenção dos serviços reabilitação habilitados pelo Ministério da Saúde e contratação dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional de reabilitação.

As propostas de Estados e Municípios, referentes à implementação de Centros Especializados em Reabilitação, deverão constar nos Planos de Ação Regional e Estadual da Rede Cuidados à Pessoa com Deficiência, que são elaborados e pactuados pelos gestores de saúde estaduais e municipais.

Os Planos de Ação serão encaminhados à Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Saúde, para análise e devidas providências para implementação, financiamento, monitoramento e avaliação da Rede nos territórios.

(Foto: Ilustrativa / Arquivo Caçula FM)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Violência contra a mulher é questão de comportamento, não de cultura”, afirma Manuela Nicodemos

Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres destacou avanços no fortalecimento da rede de atendimento e anunciou novas ações de programa, voltadas à prevenção e enfrentamento do feminicídio

Homem é preso ao tentar furtar cilindro de gás em posto desativado no centro de Três Lagoas

Durante a abordagem, militares descobriram que o suspeito também tinha um mandado de prisão em aberto

Feira de artesanato movimenta a 35ª Festa do Folclore de Três Lagoas

Artesãos locais apresentam pelúcias e bonecas feitas à mão durante o evento cultural