24.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Outubro inicia com 798 focos de calor no Pantanal, mas Ibama diz que situação está controlada

Nos cinco primeiros dias de outubro, foram registrados 798 focos de calor no Bioma Pantanal, sendo 550 (69%) em Mato Grosso do Sul e 248 (31%) no Mato Grosso. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No entanto,  de acordo com o analista ambiental do Ibama Prevfogo Mato Grosso do Sul, Alexandre Pereira, a situação no Pantanal está controlada.

“No pantanal do Mato Grosso do Sul a situação na região da Serra do Amolar está controlada, na região da Jatobazinho também. A situação para o Pantanal está bem mais tranquila do que na semana anterior”, explicou.

“Os focos agora estão concentrados no norte do Pantanal do Mato Grosso, aonde estão concentrados a maior quantidade dos focos de calor”, acrescentou.

O analista pontua ainda que o que preocupa é um incêndio ativo no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro.  

COMPARATIVO

Se comparado ao mesmo período do ano passado, os focos são 9,42% menor.

Do dia 1° ao dia 5 de outubro de 2020 foram registrados 881 focos, sendo 546 (62%) para o Pantanal do Mato Grosso do Sul e 334 (38%) para Mato Grosso.

Em 2021

Ainda conforme dados do Inpe, do dia 1° de janeiro até 5 de outubro, foram registrados 6.136 focos de calor para o Bioma Pantanal.

Deste total, 4.621 são no Pantanal de Mato Grosso do Sul, correspondendo a 75%. Os outros 1.515 são em Mato Grosso, representando 25%.

Informações do site Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...