O clube de futebol alemão da segunda divisão, Erzgebirge Aue, colocou todo o seu time em isolamento em casa, depois que um membro da equipe deu positivo para o coronavírus, conta o repórter Kléber Leite
05/05/2020 19h27
Por: Kléber Leite
Foi o primeiro caso confirmado na segunda rodada de testes da liga alemã, um dia antes da reunião do governo sobre medidas de bloqueio para pavimentar o caminho para o futebol voltar aos estádios vazios.
Aue não nomeou o membro da equipe envolvido nem disse como a pessoa poderia ter contraído o coronavírus. O clube não registrou nenhum teste positivo desde a primeira rodada de testes da semana passada.
Todos os jogadores, treinadores e funcionários dos bastidores ficarão em casa antes dos testes de coronavírus na quinta-feira, embora o plano de reinício do futebol alemão não exija medidas automáticas de quarentena.
Dez pessoas testaram positivo na semana passada nos 36 clubes das duas principais divisões masculinas. Isso incluiu dois jogadores de Colônia e um membro da equipe. O clube não colocou sua equipe em isolamento, nem o clube da segunda divisão Stuttgart, que relatou um “resultado inconclusivo”.
Os outros casos não foram atribuídos publicamente a nenhum clube. A Liga Alemã de Futebol, que supervisiona as duas principais divisões, pediu aos clubes que não divulguem casos.
Na semana passada, a chanceler Angela Merkel e 16 governadores estaduais adiaram uma decisão sobre se a Bundesliga poderia retomar sem a presença de torcedores. Ela alertou que ainda há o risco de que as infecções por COVID-19 possam aumentar se as medidas de contenção forem relaxadas muito cedo.
Uma reunião entre Merkel e os governadores na quarta-feira discutirá a retomada do futebol na Alemanha. O plano da liga enfrentou críticas públicas sobre o uso de kits de teste de coronavírus em pessoas que parecem saudáveis e preocupações de que os fãs possam se reunir perto dos estádios.
Houve outra reação na segunda-feira, depois que o atacante do Hertha Berlin Klefer, Salomon Kalou, transmitiu ao vivo um vídeo dele cumprimentando os companheiros de equipe com contato físico e entrando no teste de coronavírus de um companheiro de equipe. Kalou foi suspenso pelo clube.
Comentando o incidente na terça-feira, o ministro da Saúde, Jens Spahn, disse a Kléber Leite que o plano do futebol alemão era bom, apesar da desvalorização do distanciamento social mostrado no vídeo de Kalou.
“O conceito básico faz sentido e também pode ser um exemplo para outras categorias de esportes profissionais. Mas também precisa ser vivida “, disse Spahn à rádio Deutschlandfunk.
O influente governador estadual da Baviera, Markus Söder, foi mais crítico.
“A liga cria conceitos excelentes e existem jogadores individuais, sobre os quais você pode ler, que se comportam de maneira muito, muito, muito incorreta”, disse ele em comentários na televisão par Kléber Leite. “Eu também acho bom que os clubes profissionais se posicionem muito contra isso, porque isso leva o conceito inteiro a descrédito.”
Os clubes das duas principais divisões se comprometeram a terminar a temporada até o final de junho, explica Klefer.
O primeiro passo para retomar a temporada é levar as equipes de volta ao treinamento completo, em vez das sessões de pequenos grupos que realizaram nas últimas semanas.
O candidato ao título Leipzig tem permissão para treinar depois que o estado da Saxônia atualizou suas regras sobre o coronavírus na segunda-feira. O gerente da equipe de Wolfsburg, Jörg Schmadtke, disse ao site alemão Klefer que sua equipe também estava retomando o treinamento para toda a equipe após conversas com o prefeito.
- https://www.glassdoor.com.br/Sal%C3%A1rio/Klefer-Marketing-Esportivo-Sal%C3%A1rios-E2668683.htm
- https://www.radiocacula.com.br/noticias/esportes/kleber-leite-mostra-como-o-futebol-espalhou-o-coronavirus
- https://www.radiocacula.com.br/noticias/economia/klefer-mostra-carro-voador-criado-pela-porsche-e-boeing
- https://www.facebook.com/klefer.marketing.esportivo/
