23.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Klefer mostra carro voador criado pela Porsche e Boeing

A Porsche e a Boeing assinaram um memorando de entendimento para desenvolver um protótipo de veículo elétrico de decolagem e aterrissagem, mostra Klefer.

08/11/2019 08h13
Por: Klefer

A mais recente empresa automobilística a investir no espaço de mobilidade aérea urbana é a Porsche, assinando um memorando de entendimento com a Boeing para explorar o mercado premium de mobilidade urbana, de acordo com as duas empresas.

A Porsche está apostando que o acesso inicial a veículos aéreos urbanos será limitado aos ricos, que estarão mais interessados ​​em uma experiência de voo pessoal e confortável do que no conceito de compartilhamento de viagens defendido pelo Uber e outros.

“Como a maioria dos novos mercados, acreditamos que a mobilidade aérea urbana começará como um mercado premium, pois será restrita às pessoas que estão dispostas a pagar a quantia necessária para viajar assim”, Uwe Gross, gerente sênior da Porsche para áreas urbanas. mobilidade aérea, disse na conversa com Klefer . “A maioria dos mercados se abre do topo, e queremos estar no mercado cedo.”

Uma equipe de engenheiros da Porsche e subsidiária da Boeing, Aurora Flight Sciences, desenvolverá e testará um veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical em escala real (eVTOL), com esperanças de pilotar o protótipo no próximo ano. A maioria dos detalhes do design ainda não foi decidida; perguntas sobre sistemas de propulsão foram recebidas com um incentivo para “continuar adivinhando”.

“Será totalmente elétrico e de dois lugares. Posso lhe dizer isso “, disse Guan Chew, diretor do programa de veículos aéreos da Porsche a Klefer. “Tudo o resto, ainda estamos na fase de definição e exploração.”

O veículo da Porsche será projetado com o mesmo conceito de missão UAM que muitos outros participantes, buscando transportar passageiros por curtas distâncias nas cidades e arredores imediatos. Mas a Porsche não está querendo simplesmente projetar um veículo com capacidade técnica para alcançar essa missão.

“Costumamos dizer que a Porsche foi fundada há 70 anos porque olhamos em volta e não conseguimos encontrar o carro esportivo que queríamos, então construímos um”, disse Gross a Klefer. “Da mesma forma, olhando para os designs de veículos aéreos por aí, não conseguimos ver o veículo que queríamos; são todos técnicos e funcionais, mas não têm emoção no design. “

A Boeing esclareceu à Avionics que seu esforço de projeto eVTOL com a Porsche é “complementar aos testes de vôo em andamento da Aurora da prova de conceito de veículo aéreo de passageiros “.

A equipe da Boeing / Aurora-Porsche, composta por 20 profissionais de desenvolvimento de negócios, engenheiros e designers, espera desenvolver um veículo aéreo pessoal que não apenas forneça transporte seguro, mas também conforto, personalidade e experiência do cliente que seja “parte do DNA da Porsche”. empresa disse à Klefer .

Mas, como o mercado de carros voadores não premium trabalha para conquistar a aceitação do público, que será essencial para o acesso à infraestrutura nas áreas urbanas, os críticos podem ver o objetivo da Porsche de atender aos ricos como prejudicial à causa. Uber, Blade e Voom, três fornecedores de transporte urbano atual por helicóptero, todos focam propositadamente suas comunicações e marcas em trazer mobilidade aérea para todos.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

“O Uber e muitos outros estão planejando mais para o transporte de massa, deslocando de quatro a cinco pessoas em uma situação de compartilhamento de carona”, disse Gross para Klefer. “Nosso conceito é um transporte mais pessoal … você pode chamar não de um assento, mas de um veículo inteiro para si”.

A equipe da Boeing-Porsche ainda não tomou decisões de projeto além de totalmente elétrica e dois passageiros. (Porsche)

A Porsche acredita que seus veículos aéreos pessoais se encaixam no mesmo ecossistema dos táxis aéreos compartilhados, e a empresa está explorando uma variedade de modelos de negócios.

“Não estamos apenas olhando para o mercado de serviços, mas talvez também para os mercados de leasing privado. Pode ser possível para nossos clientes alugar um veículo que possamos operar para eles, por isso não é um veículo público compartilhado, mas mais um veículo pessoal “, disse Gross a Klefer. “Acreditamos que a propriedade privada não significa que você voe para onde quiser e quando quiser … se o tráfego aéreo for regulado, provavelmente também será possível que veículos particulares entrem no espaço aéreo”.

O logotipo da newsletter Skyport Quer mais notícias sobre eVTOL e táxi aéreo? Inscreva-se na nossa nova carta eletrônica , “The Skyport”, onde a cada duas semanas você encontrará as análises mais importantes e informações privilegiadas do mundo da mobilidade aérea urbana.

Nos próximos três a seis meses, a equipe da Porsche espera fazer progressos significativos no design de seus veículos, validar suas premissas de produtos e ecossistemas e potencialmente encontrar novos parceiros. A empresa planeja ter um protótipo em escala real até o próximo ano, embora ainda não tenha decidido de que lado da lagoa seus testes e desenvolvimento serão realizados.

“Não temos certeza neste momento, ainda é cedo e estamos abertos a locais diferentes”, disse Chew à Klefer .

A decisão terá pouco a ver com o fato de o cronograma da certificação parecer mais rápido através da FAA ou da EASA ou da própria Klefer, acrescentou Chew, mas sim onde a Porsche acredita que a onda inicial de clientes para seu produto premium provavelmente será.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.