A organização desenvolve diversas atividades e projetos significativos voltados para a preservação ambiental, educação, fiscalização e conscientização da comunidade
Após um processo criativo e de grande repercussão entre jovens estudantes de escolas públicas de 12 municípios banhados pelo rio Paraná, na região da Costa Leste de Mato Grosso do Sul e noroeste de São Paulo, a ONG Rio Paraná, divulgou, nesta sexta-feira (22), a lista com os 12 classificados para compor o programa Jovens Líderes. O projeto aprovado como integrante do programa de sustentabilidade e subsidiado pela Auren Energia, vai capacitar os selecionados para liderança ambiental em seus territórios.
Os candidatos tiveram que fazer responder a um formulário com questões relevantes para sua participação e submeter um vídeo, explicando qual a importância do rio Paraná, no contexto das suas cidades. Estes materiais foram analisados, como um concurso cultural, por uma comissão que analisou os critérios e estabeleceu os escolhidos.
No estado de São Paulo, os selecionados são Camilla Da Conceição Machado (Castilho), Mauro Milan Junior (Paulicéia), Heloisa Fernanda Martins de Oliveira (Panorama), Miguel Chimendes Capilla (Presidente Epitácio), Isabela da Silva Correia (Teodoro Sampaio) e Cauê Dias Fialho (Rosana). Já em Mato Grosso do Sul, participarão da formação os estudantes Mateus Luiz Leite Fleury dos Reis (Três Lagoas), Valentina de Souza Aleixo (Brasilândia), Augusto Lima Zielasko (Bataguassu), João Lucas Vieira Bezerra (Anaurilândia), Marcos Vinicius dos Santos Dias (Batayporã), Samuel Santana Lopes de Freitas (Santa Rita do Pardo).
Os inscritos têm entre 11 anos e 21 anos, atendem à pluralidade de gênero e questões sócio-culturais. Segundo Raphael Primos, fundador da ONG Rio Paraná, o programa tem o objetivo de inserir os participantes em pesquisa de campo, estudos teóricos e oferecer mecanismos para que aprendam, na prática, o que é a liderança no setor ambiental, com foco principalmente na defesa dos usos sustentáveis do rio Paraná e dos corpos de água que o abastecem.
As aulas e grupos de trabalho serão online, durante dois meses. Para isso, a ONG vai ceder notebooks, por comodato para futura doação, a todos que participarem de 90% das aulas. Também oferecerá duas parcelas de R$ 200,00 para ajudar nos custos do participante. Será assinado um termo com os responsáveis pelos menores e com os maiores de idade, visando a clareza do processo de trabalho e a proteção de ambas as partes.
SOBRE
Fundada em 2020, ao longo dos últimos anos, a ONG Rio Paraná desenvolve diversas atividades e projetos significativos voltados para a preservação ambiental, educação, fiscalização e conscientização da comunidade. Durante esse período, passou a integrar a Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), fortalecendo a atuação e ampliando o alcance das suas iniciativas.