33 C
Três Lagoas
sábado, 2 de agosto, 2025

Obras da Ponte da Rota Bioceânica em MS chegam a 75% e devem ser concluídas em 2026

Infraestrutura internacional vai ligar Porto Murtinho ao Paraguai e fortalecer comércio entre o Mercosul e a Ásia

Com 75% da obra já executada, a Ponte Internacional da Rota Bioceânica, que ligará Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta, no Paraguai, tem entrega prevista para o segundo semestre de 2026. Os acessos à estrutura, que somam cerca de 13 km em território brasileiro, também devem ser concluídos até o fim do mesmo ano.

A atualização do cronograma foi apresentada na quarta-feira (31), durante a 10ª Reunião da Comissão Mista da Ponte Bioceânica, realizada em Porto Murtinho, com a presença de autoridades dos dois países. O encontro foi presidido pelo chanceler brasileiro Daniel Falcon e contou com o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Bras Felip, além de representantes de ministérios, prefeituras, secretarias e forças federais.

A ponte terá 1.294 metros de extensão e 21 metros de largura. Já o acesso rodoviário está com 17% concluído e inclui quatro pontes intermediárias, sendo uma delas com quase 700 metros, em uma área alagada. A estrutura será peça-chave para consolidar o Corredor Rodoviário de Capricórnio, conectando portos do norte do Chile, passando por Paraguai e Argentina, até o Brasil.

Durante a reunião, foram discutidos temas como a construção de estruturas alfandegárias nos dois lados da fronteira, o funcionamento do Centro Integrado de Alfândega (ACI) e a possibilidade de criação de um porto seco em Porto Murtinho, diante do aumento esperado no volume de cargas. A Receita Federal estima que 250 caminhões cruzem a ponte diariamente após sua inauguração, número que pode crescer com a consolidação da rota.

O chanceler Daniel Falcon destacou que a ponte representa mais do que uma conexão física entre países, sendo um elo estratégico de desenvolvimento regional. O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, reforçou a transformação que o município deve vivenciar como nova porta de entrada e saída para o comércio exterior brasileiro com o Pacífico.

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, afirmou que a reunião reafirmou o comprometimento dos governos brasileiro e paraguaio com o projeto e informou que o Paraguai deve apresentar em até três semanas as demandas para a estrutura do ACI, para que o Brasil inicie a elaboração do projeto executivo.

Outro ponto abordado foi a possibilidade de construção de uma nova ponte sobre o rio Apa, ligando Bela Vista (MS) a Bella Vista Norte (PY), como mais uma alternativa para reforçar a integração viária da Rota Bioceânica.

A Rota Bioceânica é um corredor de mais de 2.400 km que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. A expectativa é de que a iniciativa reduza em até 30% os custos logísticos e em até 15 dias o tempo de transporte de mercadorias entre o Mercosul e o mercado asiático, via portos chilenos.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prazo para pagamento da inscrição na Prova Nacional Docente é prorrogado até 6 de agosto

Exame será aplicado em 26 de outubro e auxiliará na seleção de professores para redes públicas Os inscritos na Prova Nacional Docente (PND) têm agora...

Três Lagoas promove ações educativas no trânsito em homenagem a motoristas e motociclistas

Ações educativas reuniram PRF, PM, Ministério Público e agentes locais para reforçar a segurança viária no município Em comemoração ao Dia do Motorista (25 de...

Violência contra mulheres escancara crise de segurança em Mato Grosso do Sul

Estado registra média de 58 agressões domésticas por dia e já soma 20 feminicídios apenas em 2025 Mato Grosso do Sul se tornou um dos...