35.7 C
Três Lagoas
sábado, 4 de maio, 2024

OAB lança campanha nacional de combate à corrupção

06/03/2015 – Atualizado em 06/03/2015

Por: Assessoria de Imprensa

Em todo o País, a Ordem dos Advogados do Brasil irá promover uma campanha nacional de Combate à Corrupção. Lançada em Florianópolis (SC), durante o Colégio de Presidentes da OAB, que teve início nessa quinta-feira (6), as ações da campanha serão desenvolvidas de 23 a 29 de março, durante a “Semana Contra a Corrupção”. Em Mato Grosso do Sul, a OAB/MS irá realizar inúmeras atividades, tanto na capital como no interior do Estado.

“O povo brasileiro está cansado de tanta corrupção. A OAB é protagonista dos principais movimentos de combate e se coloca, mais uma vez, a frente. Precisamos do envolvimento de toda a sociedade para juntos mudarmos a história desse nosso País”, disse Júlio Cesar.

De acordo com o presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Marcus Vinícius Furtado Coelho, a campanha envolve um Plano Nacional de Combate à Corrupção, no qual consta um Manifesto à Sociedade Brasileira. “Reiteramos a urgência de se decretar o fim destas práticas obscuras que assolam a República. A regulamentação da Lei Anticorrupção e a criminalização do caixa dois de campanhas são medidas fundamentais, assim como transparência total por parte dos órgãos de controle”, disse Marcus Vinicius.

A campanha em prol de coleta de assinaturas para aprovação do projeto de iniciativa popular “Em Defesa da Reforma Política Democrática” também irá compor as ações de combate à corrupção. “Vamos intensificar a divulgação desse projeto que quer trazer importantes mudanças no sistema eleitoral brasileiro”, complementou Júlio Cesar. Para que o projeto entre em vigor já nas eleições do próximo ano, é preciso recolher 1, 5 milhão de assinaturas.

No lançamento da Campanha, o presidente do CFOAB leu um manifesto que pontua os principais itens que a campanha irá defender como a regulamentação da Lei 12.846, de 2013, denominada Lei Anticorrupção, que pune as empresas corruptoras, o fim do financiamento empresarial em candidatos e partidos políticos, bem como estabelecimento de limites para contribuições de pessoas físicas, a criminalização do Caixa 2 de campanha eleitoral, a aplicação da Lei Complementar 135, denominada Lei da Ficha Limpa, para todos os cargos públicos, dentre outras reivindicações.

Foto: Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

IFMS abre inscrições em cursos técnicos gratuitos com 240 vagas

Início dos cursos será no segundo semestre, em cinco cidades do Estado.

Maior fábrica de celulose do mundo é do Brasil e vai entrar em operação

No cenário global, um acontecimento de extrema relevância está prestes a acontecer no setor da celulose. A maior fábrica do mundo, localizada na cidade...

Prefeitura e Governo do Estado abrem 10 novos leitos para Gestação de Alto Risco no Hospital Auxiliadora

Ação visa complementar atendimento da linha materno-infantil da unidade.