35.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

OAB desde 2014 cobra providências da Administração Municipal sobre situação de quadras esportivas


https://youtube.com/watch?v=lf0lDHmidKU

29/01/2016 – Atualizado em 29/01/2016

O Processo foi motivado pelo sentimento de indignação dos praticantes de esporte referente aos descasos com as quadras esportivas

Por: Neto/Redação

Romeu de Campos Júnior entrevistou o Advogado André Floriano de Queiroz, Presidente da Comissão de Políticas Públicas e Segurança da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da 2ª subseção de Três Lagoas (MS), para falar sobre o Processo nº 059/2014 de 21 de agosto de 2014, o qual pede explicações e providências sobre a atual situação do Centro Poliesportivo Eduardo Milanez (na Lagoa Maior), sobre o Ginásio Municipal de Esportes Cacilda Acre e demais espaços reservados para a prática esportiva no município.

O que motivou o Processo? O Advogado iniciou elogiando a atuação da Promotora Ana Cristina Carneiro Dias e colaboradores da Promotoria, e disse que a motivação do Processo partiu do sentimento de indignação dos praticantes de esportes, inclusive ele (adepto do basquetebol), sobre a situação do Centro Poliesportivo da Lagoa Maior, Ginásio Cacilda Acre e falta de quadras e os outros locais específicos para os esportistas.

André enfatiza que outro questionamento baseia-se no projeto arquitetônico do centro poliesportivo, pois qualquer chuva molha as quadras, o estacionamento é restrito a poucos veículos e, muito perigoso, pois a avenida que circula a lagoa recebe intenso tráfego de veículos, outra falha é a falta de proteção (tampões) nos buracos onde são fixadas as traves de voleibol, ou seja, quando se pratica o futsal ou basquete, os jogadores correm o risco de pisar nos buracos e se lesionar.

As tomadas de energia elétrica que foram instaladas no piso do ginásio, com as chuvas, ficam expostas pela água, acarretando avarias no sistema, além do perigo de choques elétricos nos usuários. “Será que na elaboração do projeto esses detalhes não foram considerados?” questiona o Advogado.

Segundo o Advogado, outro questionamento para a administração pública municipal é, se no quadro funcional, existem equipes com profissionais qualificados (pedreiros, serralheiros, pintores…) para executar pequenos serviços de manutenção nos locais destinados para prática esportiva. “Será que é preciso deixar o local ficar inutilizado para depois fazer uma grande obra ou uma reconstrução?, não seria mais viável a manutenção constante com funcionários públicos?” disse ele.

André relata que os projetos esportivos anunciados pela administração municipal, no papel, são maravilhosos, mas, constantemente pessoas procuram a sede da OAB para reclamarem que nesses projetos faltam bolas, redes e equipamentos para a prática esportiva. “Se a população reclama é porque não está contente com a prestação do serviço” disse ele.

Segundo André, outra reclamação recorrente há mais de um ano, é a cobrança dos esportistas para que a Secretaria Municipal de Esportes coloque um quadro de avisos e horários dos esportes, treinos e recreações, bem como campeonatos, para dar publicidade aos praticantes, ou seja, para que não sejam surpreendidos com mudanças repentinas de horários.

Ginásio Municipal Cacilda Acre Rocha – André ressalta que, no Processo de 2014 foi solicitado cópias de processos de obras que seriam realizadas no local e a retirada dos pombos e a colocação de telas para que os pombos não façam ninhos, visto o risco de saúde para os seres humanos, o contato com as fezes desses pássaros. Outro pedido refere-se à colocação de telas na quadra externa do ginásio municipal, pois a prática de futsal pode acarretar acidentes com transeuntes e residências.

Pista de atletismo – Dr. André ressalta que Três Lagoas possui apenas uma quadra destinada ao atletismo, localizada no Estádio da ADEN (NOB), pista esta, com mais de sessenta anos, ou seja, para os padrões atuais do atletismo a pista é um “areião ou terrão”. “Inacreditável que uma cidade de 110 mil habitantes não tenha uma pista de atletismo nos moldes atuais” André.


André Floriano de Queiroz, Presidente da Comissão de Políticas Públicas e Segurança da OAB - 2ª subseção de Três Lagoas (MS)

André Floriano e Romeu de Campos


https://youtube.com/watch?v=lf0lDHmidKU

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Focado em escolas e na educação para o trânsito, programa Detranzinho prorroga as inscrições para 2026

O objetivo do programa é proporcionar aos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental I uma experiência educativa e interativa para compreender e internalizar as regras de circulação, preparando-os para uma convivência segura no trânsito.

Secretaria de Saúde de MS, OPAS e Ministério da Saúde alinham ações prioritárias para 2026

Encontro integrou cooperação técnica internacional e definiu estratégias nas áreas de vigilância, saúde do trabalhador, saúde mental e atenção materno-infantil

Especialistas reforçam orientações para quem vai pegar a estrada

Experiência em análises periciais de acidentes mostra padrões que se repetem em feriados e podem ser evitados com atitudes simples