26.5 C
Três Lagoas
sábado, 14 de fevereiro, 2026

Nova lei obriga poder público a garantir água potável e saneamento básico nas escolas públicas

Legislação sancionada por Lula determina ações de infraestrutura, fiscalização e incentivo ao uso sustentável da água nas unidades de ensino

Uma nova legislação determina que todas as instituições de ensino públicas do país devem contar com acesso à água potável, infraestrutura sanitária e saneamento básico. A obrigatoriedade está prevista na Lei 15.276/25, sancionada na última sexta-feira pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (1º).

A norma tem origem no Projeto de Lei 5696/23, apresentado pela deputada Duda Salabert (PDT-MG) em conjunto com outros seis parlamentares. Ao justificar a proposta, Salabert destacou a importância das condições sanitárias adequadas no ambiente escolar, afirmando que elas favorecem a aprendizagem de cuidados higiênicos essenciais para a saúde das crianças e contribuem para a disseminação desses hábitos nas famílias e comunidades.

Com a mudança, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Lei da Alimentação Escolar passam a incluir entre as responsabilidades do poder público a garantia de abastecimento de água e saneamento básico nas escolas. Caberá à União, estados, municípios e Distrito Federal executar as obras e ações necessárias para cumprir a determinação.

A lei também amplia a atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar, que passam a fiscalizar não apenas os recursos destinados à merenda, mas também aqueles voltados ao abastecimento de água nas unidades de ensino.

Além das exigências estruturais, o texto prevê incentivo à adoção de sistemas de captação e reaproveitamento de água da chuva sempre que possível. Para isso, o poder público deverá oferecer apoio técnico especializado e promover ações de conscientização sobre o uso sustentável da água, reforçando a importância da preservação dos recursos hídricos.

com informações Agência Câmara de Noticias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

STF veta aposentadoria especial para vigilantes

Ministros entendem que periculosidade da função não garante benefício no regime do INSS

Especialistas alertam sobre cuidados para um carnaval seguro

Indicação é beber dois litros de água por dia

Conselho Tutelar se pronuncia após denúncias envolvendo criança no Centro de Três Lagoas

Mirian Herrera afirmou que Conselho tem atuado no caso e relatou ameaças durante abordagens relacionadas ao fato, registrado na última quarta-feira