20.6 C
Três Lagoas
sábado, 19 de julho, 2025

Trabalhadores da Viação São Luiz reclamam de atrasos no pagamento dos salários

Empresa alega problemas financeiros e afirma que busca recursos para pagar funcionários.

27/09/2018 16h43
Por: Laís Eger Penha

Na última quarta-feira (26), a Rádio Caçula FM recebeu um grupo de funcionários e ex-funcionários da Viação São Luiz do setor de Três Lagoas (MS), que pediram ajuda a emissora para divulgar uma situação que se repete há alguns meses: o atraso no pagamento dos salários.

Segundo o relato dos funcionários, além dos salários atrasados, os tickets alimentação não são pagos há 22 meses e as rescisões contratuais, parceladas para pagamento em diversas vezes, acordo este que não tem sido cumprido.

O vale de adiantamento salarial, que deveria ser pago todo dia 20, também não está em dia, assim como o FGTS que não tem sido depositado. Outro fato relatado é que o 13º salário, que deveria ser pago nos meses de novembro e dezembro, é quitado somente em janeiro.

Outra reclamação dos funcionários é a respeito das férias e folgas. Os motoristas explicam que as folgas não estão sendo cumpridas e, no caso das férias, os funcionários ficam o período de 30 dias em casa, porém não recebem o pagamento devido.

A situação tem se complicado para os funcionários, pois alguns dependem exclusivamente do salário obtido através do emprego da viação, causando atraso no pagamento de contas como aluguel, água e luz. Os funcionários casados relataram que se obrigam a depender do salário da esposa para o pagamento das contas pessoais, fato que os deixa desconfortáveis por não conseguirem ajudar no sustento da família.

Motoristas contam que a falta de dinheiro afeta também o lado psicológico e emocional, e durante as viagens, eles evitam até almoçar.

Motoristas contam que a falta de dinheiro afeta também o lado psicológico e emocional, e durante as viagens, eles evitam até almoçar.

A reportagem da Caçula FM esteve na empresa e, em contato com Osmar Afonso, encarregado do tráfego, a explicação é que o atraso no pagamento dos salários e despesas trabalhistas está ocorrendo por dificuldades financeiras que a Viação São Luiz vem enfrentando há algum tempo.

O encarregado ainda afirmou que a empresa tem buscado recursos para quitar o valor devido aos funcionários o mais rápido possível, e que também está sendo estudada a melhor maneira de acabar de forma definitiva com os atrasos.

A empresa se comprometeu a pagar os salários até o fim da próxima semana. Caso os valores não sejam quitados, os motoristas irão entrar em greve. Os funcionários do setor de Campo Grande (MS) receberam o salário de agosto ontem (26).

Em contato com o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Três Lagoas e Região, eles informaram estarem cientes do problema enfrentado pelos trabalhadores da viação e disseram estar à disposição dos funcionários. Eles explicaram que compete ao sindicato apenas contribuir em paralisações e manifestações, visto que não possuem poder para obrigar a empresa a quitar os valores em atraso.

Foto: Reprodução internet

FGTS não tem sido quitado pela empresa.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inscrições abertas: Senai é parceiro na qualificação mulheres no projeto “Elas Constroem”

O Senai, Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul), CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e...

30,4% dos segurados afetados aderiram a acordo com INSS por descontos indevidos

Reembolso a aposentados e pensionistas começa na próxima quinta-feira(24)

Segurança digital: como criar senhas mais fortes para proteger suas contas?

Conforme compartilhamos cada vez mais dados sensíveis na internet, a segurança também deve se tornar uma preocupação maior