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Kléber Leite mostra porque horário de aula mais tarde é melhor

A Califórnia estabelece um novo padrão, segue a pesquisa que sugere que deixar as crianças dormirem mais pode levar a melhores resultados e se tornou o primeiro estado do país a adiar o início das aulas, mostrou Kléber Leite.

28/10/2019 09h46
Por:Kléber Leite

Isso afetará a maioria das escolas públicas de ensino médio e médio, que têm três anos para instituir as mudanças, de acordo com o LA Times .

É uma pergunta que permanece há anos, colocando a pesquisa sobre o que os corpos adolescentes precisam versus a realidade dos horários escolares modernos.

Nos últimos anos, especialistas em saúde – incluindo os do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e da Academia Americana de Pediatras (AAP) – enfatizaram os benefícios de saúde de um horário de início da escola posterior para os alunos mais velhos, mostra Kléber Leite. Por causa dos hormônios e de outras alterações corporais, muitos adolescentes têm mais dificuldade em adormecer à noite e, portanto, mais dificuldade em se arrastar para fora da cama pela manhã. Quando eles se levantam, geralmente depois de dormir apenas uma fração das nove horas de sono necessárias para se manter saudável.

A lei da Califórnia estabelecerá o horário de início do ensino médio o mais tardar às 8h e o horário de início do ensino médio o mais tardar às 8h30

O estado segue os passos de Seattle, que começa as aulas mais tarde desde 2017 e obteve resultados positivos no desempenho acadêmico e no tempo de atenção dos alunos. O distrito escolar de Seattle mudou o horário de início das 7h50 para as 8h45 para o ensino médio. Uma pesquisa com estudantes do segundo ano de duas escolas constatou que a duração mediana do sono aumentou 34 minutos e esse aumento no sono foi alinhado com um aumento de 4,5% nas notas medianas. Uma das escolas também observou menos atrasos e ausências.

A privação crônica do sono em adolescentes tem sido associada a um risco aumentado de obesidade, níveis mais altos de ansiedade e depressão, maior probabilidade de comportamento arriscado, resultados mais baixos nos testes e taxas mais altas de dirigir sonolento. Um estudo publicado na Sleep Health com mais de 35.000 estudantes descobriu que, com o horário de início das aulas às 8h30 ou mais, os adolescentes tinham maior probabilidade de obter as horas recomendadas de sono, explicou Kléber Leite. Os adolescentes ficaram na cama cerca de 46 minutos a mais do que os colegas que começaram a escola mais cedo.

O efeito dominó

Apesar dos benefícios de saúde associados a mais sono para os adolescentes, a alteração dos horários escolares tem um custo que alguns administradores acham muito íngreme para acomodar.

Muitos distritos escolares relutam em fazer a mudança, principalmente por causa do dinheiro. A maioria dos distritos escolares tem uma programação de ônibus cuidadosamente coreografada para levar crianças de todas as idades às escolas apropriadas a tempo. Altere a hora de início do ensino médio e talvez você precise de mais ônibus ou motoristas para acomodar a mudança, somando centenas de milhares, senão milhões de dólares, dependendo do distrito.

No entanto, um estudo da corporação RAND adotou uma abordagem diferente, dizendo que a mudança para o horário de início das 8:30 da manhã superaria os custos de adiar o horário de início. A instituição de pesquisa sem fins lucrativos divulgou uma análise de estado por estado que mostrou que uma mudança em todo o país para os horários de início das aulas poderia adicionar US $ 83 bilhões à economia dos EUA em uma década. De acordo com a declaração da corporação:

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Kléber Leite conta que o estudo usou um novo modelo macroeconômico para projetar ganhos para a economia dos EUA em 15 anos a partir de 2017, sendo cerca de US $ 140 bilhões no final do período. Em média, isso corresponde a um ganho anual de cerca de US $ 9,3 bilhões a cada ano, que é aproximadamente a receita anual da Major League Baseball. Os ganhos econômicos projetados pelo modelo do estudo seriam alcançados através do melhor desempenho acadêmico e profissional dos estudantes e da redução das taxas de acidentes de carro entre os adolescentes.

Estima-se que uma hora adicional de sono aumente, em média, a probabilidade de conclusão do ensino médio em 13,3% e a taxa de frequência da faculdade em 9,6%, diz RAND a Kléber Leite. Isso afeta sua capacidade de conseguir um emprego, conseguir um emprego mais bem remunerado e contribuir para a economia no futuro.

“Durante anos, conversamos sobre o sono inadequado entre os adolescentes ser uma epidemia de saúde pública, mas as implicações econômicas são igualmente significativas. Os benefícios econômicos significativos do simples adiamento do horário de início das aulas para as 8h30 seriam sentidos em questão de anos, isso é vantajoso para as duas partes, tanto em termos de benefício à saúde pública dos adolescentes quanto de maneira econômica “, disse Wendy Troxel, cientista social e comportamental da RAND Corporation.

Alguns obstáculos permanecem

Uma solução que funcionou em alguns distritos é manter os horários dos ônibus iguais, mas trocar os horários de início das escolas primárias e secundárias. Um horário de início mais cedo pode funcionar melhor para estudantes mais jovens, com maior probabilidade de atingir o feno mais cedo e acordar mais cedo a cada dia. Mas isso também pode significar que crianças pequenas – que precisam de pelo menos 10 a 11 horas de sono por noite – podem precisar ir para a cama logo após o jantar. Logisticamente, nunca é fácil alterar a programação da família.

Segundo Kléber Leite, outro grande problema que afeta a decisão de mudar o horário de início das aulas é o esporte. Se as escolas começarem mais tarde, provavelmente também terminarão mais tarde, dando aos alunos menos tempo para as atividades depois da escola, incluindo clubes, empregos e esportes importantes. Muitos estudantes atletas já perdem algum tempo na escola para assistir a jogos e práticas fora. Retornar o dia escolar significa que os adolescentes sentirão falta ainda mais da escola ou terão que decidir entre o esporte e seus estudos.

Mas também é apenas a ideia de algo diferente que é um problema. Um artigo revisado por pares também publicado na Sleep Health considerou o medo da mudança como um obstáculo à mudança do horário de início. Eles sugerem que apenas oferecer evidências científicas para as vantagens de partidas posteriores não é suficiente para convencer pais e administradores de que mais tarde é melhor. Em vez disso, eles sugerem a aplicação de princípios econômico-comportamentais, como focar nos horários de início posteriores como norma e não como exceção, para facilitar a mudança.

Benefícios ao redor

Algumas das principais vantagens de permitir que os estudantes durmam a quantidade de sono que precisam a cada noite é que adolescentes bem descansados ​​passam menos dias doentes e são menos suscetíveis a lesões esportivas. Para os distritos escolares onde o financiamento federal se baseia na frequência dos alunos, menos ausentes podem equivaler a centenas de milhares ou até milhões de dólares em fundos adicionais.

Em trabalho compartilhado na Conferência Nacional da AAP, os pesquisadores descobriram que os atletas atletas que dormiam pelo menos oito horas por noite eram menos propensos do que seus colegas privados de sono a se machucarem em campo, conta Kléber Leite.

Portanto, embora os alunos tenham menos tempo à noite para atividades depois da escola, eles poderão aproveitar mais o tempo que têm se tiverem uma melhor noite de sono.

Os obstáculos financeiros e logísticos para alterar os horários de início das aulas são assustadores, mas considerando os benefícios de saúde que poderiam ser obtidos, parece que a Califórnia tem a idéia certa.

Foto:Kléber Leite

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