21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Meio Ambiente reforça ação para coleta seletiva de vidros

Além de contribuir com o meio ambiente, esta coleta seletiva é o sustento de 25 famílias que vivem exclusivamente da reciclagem.

21/08/2019 10h21
Por: Mirela Coelho com informações da assessoria da Prefeitura de Três Lagoas

TRÊS LAGOAS (MS) – Sempre preocupada com as questões ambientais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) está reforçando a conscientização quanto ao descarte de lixo reciclável.

Desta vez, o foco da ação é o vidro, material que sempre é jogado de forma irresponsável na natureza, podendo causar acidentes, lesões e poluir o meio ambiente. Além disso, garrafas podem acumular água e causar a proliferação do mosquito da dengue.

A Cooperativa de Reciclagem Arara Azul passou a receber também embalagens de vidro no início deste ano. A iniciativa é resultado da parceria da Cooperativa junto à Associação Brasileira das Indústrias de Vidro – Abividro – do Estado de São Paulo.

Para colaborar, o cidadão deve separar o material e colocá-lo com cuidado em saco plástico para que a Coleta Seletiva o recolha e encaminhe para a Coopazul. São reaproveitados potes de alimentos, frascos de remédios, perfumes, garrafas de sucos, cervejas e outras bebidas. A população pode contribuir também com garrafas de cerveja “long neck”, que não há reutilização no comércio.

Além de contribuir com o meio ambiente, esta coleta seletiva é o sustento de 25 famílias que vivem exclusivamente da reciclagem. A SEMEA alerta que o morador deve ficar atento aos dias que o caminhão da Coleta Seletiva passa nos bairros.

Uma das características únicas do vidro, é que o mesmo pode ser totalmente reaproveitado no ciclo produtivo da reciclagem, sem nenhuma perda material. Isso é possível pois é feito de minerais como areia, barrilha, calcário e feldspato.

Obs: Vidros temperados como os utilizados em portas, janelas e para-brisa de carros, não são coletados pela cooperativa.

COLETA SELETIVA

A Empresa Financial faz a coleta seletiva em todos os bairros do Município uma vez por semana. Os materiais recicláveis devem estar armazenados e separados em sacos verdes, sendo papel, plástico, metal e vidro em cada. O lixo orgânico (resto de comida e semelhantes) não seja reciclável, deve ser separado.

Caso ainda não possua os sacos verdes, o morador pode solicitar gratuitamente na Financial pelo telefone (67) 3524-8350. Informações sobre o sistema de coleta, dias de recolhimento e outros, podem ser obtidos pelo telefone da SEMEA: (67) 3929-1249.

Para quem quiser levar o lixo até a Cooperativa e conhecer o trabalho de reciclagem, o endereço é Rua New York, número 348 – Vila dos Ferroviários, próximo à Saída para Campo Grande.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Da redação com informações da assessoria da Prefeitura de Três Lagoas

Foto: Divulgação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.