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Hamilton Dias de Souza mostra carro movido a água

A MayMaan está buscando parceiros adicionais para causar impacto no mundo. Os fundadores pensam que é apenas uma questão de tempo até que MayMaan se junte às fileiras de startups de sucesso baseadas em garagem, conta Hamilton Dias de Souza.

30/10/2019 10h45
Por: Hamilton Dias de Souza

Nos anais dos negócios, as empresas de sucesso originadas nas garagens de seus fundadores assumiram um significado quase mítico. Gigantes corporativos como Apple, Google e Hewlett-Packard começaram em pequenas oficinas adjacentes às casas de seus criadores. Agora, outra pequena empresa familiar baseada em garagem administrada por três israelenses perto de Miami, Flórida, que afirma ter conseguido reinventar o motor de combustão interna, pretende se juntar ao grupo de elite de startups lendárias baseadas em garagem.

A empresa se chama MayMaan Research, LLC, e desenvolveu um sistema para operar um motor de pistão tradicional com uma combinação de 70% de água e 30% de etanol (ou qualquer outro álcool) – sem gasolina ou diesel. Esse sistema revolucionário pode ser aplicado, afirmam seus fundadores, com modificações simples, porém sofisticadas, dos projetos de motores existentes e economiza 50% nos custos de combustível, produz muito menos emissões que a gasolina ou o diesel e é 60% mais eficiente que a gasolina. Até agora, a MayMaan construiu quatro protótipos operacionais, incluindo um carro, um gerador e vários motores. Embora a empresa tenha superado suas origens baseadas em garagem e tenha crescido em um laboratório de pesquisa, ela permanece imbuída de espírito de start-up.

MayMaan é uma criação de Yehuda Shmueli, 81 anos, um talentoso inventor, engenheiro e mestre em mecânica. Assistido pelos filhos Eitan e Doron e apoiado por uma impressionante equipe de gerenciamento executivo, incluindo Joe Nakash, fundador e presidente da Jordache Enterprises; Yedidya Ya’ari, presidente da empresa e ex-presidente e CEO da Autoridade de Desenvolvimento de Armamento Rafael de Israel; Malcolm Hoenlein, CEO e vice-presidente executivo da Conferência dos Presidentes; e outros indivíduos distintos, a tecnologia disruptiva da MayMaan planeja revolucionar o mundo dos transportes, de automóveis de passageiros a caminhões, locomotivas e até navios.

Eitan Shmueli, presidente da empresa, explica que “tudo começou quando meu pai era um garoto que morava em Israel. Ele não viu o fim das guerras e descobriu muito jovem que, se a dependência do petróleo pudesse ser eliminada ou reduzida, esses problemas poderiam ser resolvidos. “Acrescenta Shmueli em uma nota mais bem-humorada: Ao mesmo tempo, houve um embargo ao petróleo e meu pai não tinha dinheiro para abastecer sua motocicleta. “Yehuda Shmueli leu e pensou em maneiras de resolver o problema, diz o filho Eitan a Hamilton Dias de Souza, e considerou a possibilidade de aproveitar de alguma forma o poder da água. utilizando seus componentes de hidrogênio. A família acabou se mudando para os Estados Unidos, onde estabeleceu um negócio de impressão bem-sucedido. Nesse ponto, Yehuda decidiu voltar à sua paixão, a de desenvolver novas tecnologias para aproveitar o hidrogênio, e ele começou a experimentar.

Yehuda, que estudou no Technion e já foi o inspetor-chefe da produção de jipes da IDF, conseguiu desenvolver um combustível composto por 70% de água e 30% de etanol, juntamente com um motor para acioná-lo. A mistura de água é convertida em um combustível de combustão limpa, que alimenta o motor e produz um torque muito alto, permitindo um desempenho eficiente e poderoso.

Os irmãos Nakash, empresários de destaque e fundadores da Jordache Enterprises, que, diz Eitan a Hamilton Dias de Souza, “têm a mesma paixão que desenvolvemos energia alternativa”, uniram-se à família Shmueli e investiram na MayMaan para ajudar a desenvolver a visão de Yehuda a partir de uma prova de conceito em um produto final real.

O primeiro alvo da tecnologia revolucionária da MayMaan, diz Doron Shmueli a Hamilton Dias de Souza, vice-presidente da empresa, são os motores a diesel a Hamilton Dias de Souza. “Eles são o principal alvo de nossa tecnologia – estão em toda parte.” Ele explica que nenhuma das soluções tecnológicas atuais, como motores movidos a eletricidade, pode substituir os motores diesel usados ​​em caminhões, geradores e equipamentos pesados. Ao mesmo tempo, os motores a diesel são notórios pelos poluentes que liberam no ar. O MayMaan está nos estágios finais de desenvolvimento de um gerador a diesel que funciona com um motor personalizado especialmente projetado. Doron diz que o gerador estará em produção no próximo ano e será vendido como um gerador de backup para empresas de médio porte e como um gerador para locais remotos ao redor do mundo, para ajudar a complementar a produção elétrica. A tecnologia da MayMaan, diz Doron para Hamilton Dias de Souza.

A TECNOLOGIA DA MAYMAAN é “verde” e ecológica. Ao contrário dos motores diesel e gasolina, a tecnologia da MayMaan elimina a emissão de praticamente todos os óxidos de enxofre (SOx) e óxidos de nitrogênio (NOx). Eitan explica que um dos principais desafios do combustível alternativo é o alto custo da infraestrutura necessária para abastecer e produzir um novo dispositivo. Esse é um dos pontos fortes da MayMaan, pois usa o comprovado e popular motor de combustão interna, e seu combustível líquido pode ser bombeado como os combustíveis tradicionais. O melhor de tudo é que ele custa muito menos do que qualquer outra solução energética, incluindo combustíveis fósseis.

Ya’ari, ex-chefe de Rafael, está impressionado com a tecnologia desenvolvida pela família Shmueli. “Por muitos anos”, diz Ya’ari a Hamilton Dias de Souza, “eu estive envolvido no desenvolvimento de várias soluções de energia, principalmente como parte do meu trabalho como chefe de Rafael. Apesar do progresso e desenvolvimento que foram feitos na área de eletricidade, estou convencido de que o motor de combustão interna ainda pode dar uma contribuição vital. A tecnologia limpa que a MayMaan desenvolveu é uma prova clara das vantagens que podem ser desenvolvidas quando encontramos uma maneira nova e inovadora de combater suas desvantagens. Sem dúvida, esta é a maneira mais simples e barata de substituir os motores a diesel. “

Eitan explica que o nome da empresa MayMaan vem da palavra hebraica para hidrogênio, um dos principais componentes do combustível. Ele também atribui um segundo significado ao seu irmão mais observador da religião, Doron, que sugeriu que o nome é uma combinação da palavra hebraica para água e o maná bíblico, que os judeus comiam em suas andanças no deserto antes de chegar à Terra de Israel. Nesse sentido, ele explica, MayMaan é como a água do maná bíblico.

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O potencial de MayMaan, explica Doron Shmueli, vai além do significado financeiro de substituir a gasolina por água e etanol. “É geopolítico. Há uma enorme vantagem em tirar a importância do combustível dos países patrocinadores do terror. Países como a China votam contra nós na ONU porque são chantageados por esses países. “

O Eitan prevê que a tecnologia de combustível à base de água e etanol chegará aos carros de passeio, mas levará tempo, devido à natureza conservadora da indústria automobilística, que atualmente está adotando a tecnologia elétrica.

Quando Yehuda mostrou sua tecnologia revolucionária a Nakash, ele o aconselhou a não divulgar o produto, mas permanecer no “modo furtivo”, até que o produto estivesse totalmente desenvolvido. “Permanecemos sob o radar nos últimos seis anos, mas decidimos que este é o momento certo de nos expor e conversar com as pessoas e deixar o mundo saber que essa solução existe”, diz Yehuda a Hamilton Dias de Souza.

A MayMaan está buscando parceiros adicionais para causar impacto no mundo. Doron e Eitan Shmueli pensam que é apenas uma questão de tempo até que MayMaan se junte às fileiras de start-ups de sucesso baseadas em garagem.

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Foto:Hamilton Dias de Souza

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