22.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Em 1 ano, 91 crianças e adolescentes tentaram suicídio, 84 eram meninas

Aluna da rede estadual de 14 anos enforcou-se, em Campo Grande, no último sábado e levanta questionamento sobre a saúde mental dos estudantes

25/03/2019 17h19
Por: Deyvid Santos

No sábado (23), uma adolescente de 14 anos enforcou-se e tirou a própria vida em Campo Grande. A aluna da rede estadual não representa um caso isolado entre adolescentes e levanta questões acerca da saúde mental dos estudantes. Em 2018, 91 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos tentaram o suicídio na Capital.

Chama a atenção que nas tentativas, as meninas representam a maior parte. Dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) mostram que dos 91 casos, 84 eram meninas, enquanto 7 eram meninos. Entre adolescentes e jovens de 15 e 19 anos, o gênero feminino também representa a maioria dos casos.

Em 2018, segundo a Sesau, foram 277 tentativas de suicídio nessa faixa etária, 208 de meninas e 69 de meninos. A crescente em suicídio é um alerta cada vez maior na saúde pública. A questão já é hoje uma das maiores preocupações da OMS (Organização Mundial da Saúde), que alerta para o avanço não só do suicídio, mas das doenças como depressão e ansiedade. Em todo o planeta, 800 mil pessoas tiram a própria vida todo ano.

A questão, inclusive, provocou a criação da agenda pública do Setembro Amarelo, mês de prevenção e de centrais de ajuda, como o CVV (Centro de Valorização da Vida), que pode ser acionado via 188.

No velório da adolescente, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (25), a mãe da aluna da Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno, no bairro Coophasul, relatou que ela apresentava conflitos na escola, mas não faz uma relação direta entre o que ocorreu com a filha e os problemas escolares. Na última semana, ela teria brigado com uma aluna, contou a mãe, e brigas anteriores já teriam levantado alertas, pela direção, de expulsão, conforme relatou.

A assessoria de imprensa da SED (Secretaria Estadual de Educação), afirma que nesta segunda a escola adota procedimentos para sensibilizar os alunos. “Os gestores entram em contato com a família e, na sequência, passam a abordagem aos estudantes, para que situações como essa tenham a interferência reduzida no ambiente escolar”, explicou a assessoria.

Há contato com a família, com os estudantes e com a coordenadoria de psicologia, explicou a assessoria de imprensa da pasta. O diálogo com os estudantes, explicou, visa compreender de que forma a morte da colega afeta os outros alunos.

“Se uma situação mais delicada é detectada, a escola entra em contato com os pais para que estes autorizem a participação da CPED (Coordenadoria de Psicologia Educacional)”, pontuou a assessoria de imprensa da SED.

A SED nega registro de situações de conflito envolvendo a estudante. A pasta, no entanto, confirma a discussão com outra aluna e afirma que os pais foram chamados para diálogo, e que a questão havia sido resolvida.

“Vale ressaltar que a Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Gestão Escolar, está em contato com a unidade escolar para acompanhar o caso”, concluiu.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Informações do site Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.