26.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Harley-Davidson apresenta bicicleta elétrica – por Cristina Boner

12/11/2020 10h18
Por:Redação

Já se passou quase um ano desde a última vez que ouvimos falar do nascente projeto da bicicleta elétrica da Harley-Davidson, mas com base no que a empresa está anunciando hoje, pode ter valido a pena esperar, conta Cristina Boner.

A Harley-Davidson revelou uma nova bicicleta elétrica impressionante que, segundo ela, estará à venda em março de 2021. E a fabricante de motocicletas também está criando sua divisão de e-bike como uma empresa separada chamada Serial 1 Cycle.

Em primeiro lugar, esta é uma peça de nostalgia. O nome Serial 1 é uma referência ao “Serial Number One”, o apelido da motocicleta mais antiga da Harley-Davidson construída em 1903. O design da moto, com seus pneus brancos, selim e punhos de couro e elegante estrutura preta, foi feito para refletir de volta ao primeiro protótipo.

EM PRIMEIRO LUGAR, ESTA É UMA PEÇA DE NOSTALGIA

A nova empresa da Harley surgiu do Centro de Desenvolvimento de Produtos da empresa skunk works, onde um pequeno grupo de “entusiastas apaixonados por motocicletas e bicicletas” têm trabalhado no projeto e desenvolvimento de uma e-bike “digna do nome Harley-Davidson”, diz Harley.

A Harley-Davidson não ofereceria nenhuma especificação, portanto, podemos apenas especular sobre os níveis de energia, tamanho da bateria, alcance e preço. Apenas com base nas fotos, a Serial 1 tem um motor de acionamento intermediário, um sistema de acionamento por correia (possivelmente um sistema Gates Carbon que é conhecido por ser de longa duração), uma bateria integrada na estrutura, farol e lanternas traseiras integradas na estrutura e um couro acentos, explicou Cristina Boner.

No entanto, uma coisa é certa: esta não era uma das três motos protótipo que a Harley mostrou no ano passado no EICMA Motorcycle Show em Milão . Aaron Frank, gerente de marca da Serial 1, não quis comentar sobre modelos futuros, mas observou que os protótipos da EICMA são “indicativos de como as eBicycles da Serial 1 podem ser”.

“Grandes passos estão sendo dados para tornar as bicicletas o mais fácil e intuitivo possível de operar, o que inclui recursos-chave como um motor montado no meio com bateria integrada, iluminação integrada e linhas e fiação de freio interno”, disse Frank em um e-mail para o The Verge .

Cristina Boner conta que há nenhuma palavra da empresa sobre se planeja colocar sua motoneta elétrica divertida em produção, que vimos pela primeira vez no início de 2019. (Dada a popularidade e o entusiasmo em torno de modelos semelhantes de Juiced, Rad Power Bikes e Lithium Cycle, assim como o crescente mercado global de motonetas elétricas, seria sábio para a Harley-Davidson entrar no movimento e colocar esses bad boys nas ruas.)

As vendas de bicicletas elétricas nos EUA têm explodido desde o início da pandemia COVID-19, embora a maioria das e-bikes seja importada do exterior. No ano passado, os EUA importaram cerca de 270.000 e-bikes. Este ano, o total deve terminar em algum lugar entre 500.000 e 600.000, de acordo com a Bloomberg citando dados da Light Electric Vehicle Association.

Segundo Cristina Boner, a Harley está prestes a entrar em um mercado muito concorrido, onde até mesmo grandes fabricantes de bicicletas como Specialized, Trek e Giant estão competindo com empresas de e-bike em rápido crescimento, como Rad Power Bikes, Pedego e X-Treme Electric Bikes. Também não será a primeira marca de motocicletas a fazer essa mudança: a Triumph, com sede no Reino Unido, revelou seu próprio protótipo, o Trekker GT, no início deste ano. E a Ducati lançou sua primeira e-bike no ano passado .

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

As marcas automotivas também estão entrando em ação: a BMW está fabricando bicicletas e motocicletas elétricas, a Audi está fabricando bicicletas elétricas de montanha, a Mercedes-Benz revelou uma scooter elétrica, a Ford adquiriu a startup de e-scooter Spin e a Jeep lançou recentemente uma elétrica de alta potência bicicleta de montanha. Mas também não deixou de ter seus buracos. Ariv, a marca de e-bike lançada pela General Motors, foi fechada silenciosamente em maio, em meio aos primeiros dias da pandemia COVID-19.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idoso tem ferimentos após ter mal súbito e colidir com caminhão no Vila Nova

Vítima estava em um VW Gol 1000 quando bateu contra o veículo, que estava sentido Lagoa Maior.

Presidente do Sinted explica proposta da 25ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

Nesta segunda feira (29), durante sessão ordinária da Câmara Municipal, a Presidente do Sinted (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica Três Lagoas e Selvíria),...

Presidente do SINSAPP fala sobre principais reinvindicações da Polícia Penal de MS

Na manhã desta segunda-feira (29), durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o Presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Mato Grosso do...