02/09/2016 – Atualizado em 02/09/2016
O profissional de Educação Física promove a saúde da sociedade por meio de atividades corporais.
Três lagoense Daiane Muniz é um exemplo de como a área do Educador Físico pode um grande leque profissional.
Por: Karime Marques
No dia 01 de setembro, é comemorado em todo o país o Dia do Profissional de Educação Física. A homenagem ao educador físico coincide com o dia em que entrou em vigor a lei 9696/98, que dispõe sobre a regulamentação da profissão e criou o Conselho Federal e os Regionais de Educação Física. O profissional de Educação Física promove a saúde da sociedade por meio de atividades corporais.
De acordo com esse Conselho, é reconhecido como Profissional de Educação Física todo aquele que exerce uma das seguintes denominações: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainner, Técnico de Esportes; Treinador de Esportes; Preparador Físico-corporal; Professor de Educação Corporal; Orientador de Exercícios Corporais; Monitor de Atividades Corporais; Motricista e Cinesiólogo.
Nota-se que a Educação Física é ampla, e não se restringe apenas para escolas e academias. O profissional formado nessa área pode atuar com ginástica laboral, esportes ou áreas recreativas. Porém, o profissional licenciado atua exclusivamente na Educação Básica, enquanto o Bacharelado possibilita o trabalho em outras áreas não relacionadas com o ensino (personal trainer, por exemplo).
Um exemplo profissional de como a área é abrangente é o caso da Educadora Física Daiane Caroline Muniz dos Santos, que é professora de Educação Física formada desde 2009 em Santa Fé do Sul / SP. Daiane é especializada em Treinamento Funcional e Corrida de Rua, educadora no Centro de Referência Esportiva em Três Lagoas, onde dá aula de Futsal, Vôlei, Basquete, Handebol e Rugby. É Personal Trainer Coach na Academia Meninas, onde prepara suas alunas para melhor performance de treinamento.
É árbitra assistente de futebol pela CBF, da categoria Aspirante FIFA. Fez parte do trio de arbitragem no jogo entre Atlético GO x Ceará pela série B do Brasileirão no dia 29 de Agosto.
Em 2000, quando foi criado o CREF11/MS (Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região/ MS) eram 573 profissionais em Mato Grosso do Sul. Hoje o número é bem maior, 5.813. Já o número de academias em todo estado passou de 35 em 2001 para 691 em 2016.

-
Content section component
-
-
-
-
-