32.9 C
Três Lagoas
domingo, 24 de agosto, 2025

No Dia Nacional do Profissional de Educação Física três-lagoense fala sobre as atividades

02/09/2016 – Atualizado em 02/09/2016

O profissional de Educação Física promove a saúde da sociedade por meio de atividades corporais.

Três lagoense Daiane Muniz é um exemplo de como a área do Educador Físico pode um grande leque profissional.

Por: Karime Marques

No dia 01 de setembro, é comemorado em todo o país o Dia do Profissional de Educação Física. A homenagem ao educador físico coincide com o dia em que entrou em vigor a lei 9696/98, que dispõe sobre a regulamentação da profissão e criou o Conselho Federal e os Regionais de Educação Física. O profissional de Educação Física promove a saúde da sociedade por meio de atividades corporais.

De acordo com esse Conselho, é reconhecido como Profissional de Educação Física todo aquele que exerce uma das seguintes denominações: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainner, Técnico de Esportes; Treinador de Esportes; Preparador Físico-corporal; Professor de Educação Corporal; Orientador de Exercícios Corporais; Monitor de Atividades Corporais; Motricista e Cinesiólogo.

Nota-se que a Educação Física é ampla, e não se restringe apenas para escolas e academias. O profissional formado nessa área pode atuar com ginástica laboral, esportes ou áreas recreativas. Porém, o profissional licenciado atua exclusivamente na Educação Básica, enquanto o Bacharelado possibilita o trabalho em outras áreas não relacionadas com o ensino (personal trainer, por exemplo).

Um exemplo profissional de como a área é abrangente é o caso da Educadora Física Daiane Caroline Muniz dos Santos, que é professora de Educação Física formada desde 2009 em Santa Fé do Sul / SP. Daiane é especializada em Treinamento Funcional e Corrida de Rua, educadora no Centro de Referência Esportiva em Três Lagoas, onde dá aula de Futsal, Vôlei, Basquete, Handebol e Rugby. É Personal Trainer Coach na Academia Meninas, onde prepara suas alunas para melhor performance de treinamento.
É árbitra assistente de futebol pela CBF, da categoria Aspirante FIFA. Fez parte do trio de arbitragem no jogo entre Atlético GO x Ceará pela série B do Brasileirão no dia 29 de Agosto.

Em 2000, quando foi criado o CREF11/MS (Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região/ MS) eram 573 profissionais em Mato Grosso do Sul. Hoje o número é bem maior, 5.813. Já o número de academias em todo estado passou de 35 em 2001 para 691 em 2016.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Leilão de energia garante construção de duas hidrelétricas em Mato Grosso do Sul até 2030

Certame da ANEEL e CCEE viabilizou 65 usinas em 13 estados, com investimentos de R$ 5,4 bilhões em MS

Dnit promete religar 32 radares em rodovias federais de MS

Desses equipamentos, oito estão em Três Lagoas e três em Campo Grande, onde máquinas estão nas BRs 262, 060, 267, 376 e 463

Idosa morre após perfuração no esôfago provocada por espinha de peixe

Maria Rodrigues dos Santos, de 60 anos, não resistiu após complicações graves causadas por engasgo ocorrido há uma semana