32.9 C
Três Lagoas
domingo, 3 de agosto, 2025

Netshoes se prepara para ser global e considera IPO

Economia – 17/04/2013 – 16:04

Com pouco mais de uma década de existência, a Netshoes decidiu apostar na paixão mundial por futebol para cumprir o plano ambicioso de se tornar uma empresa global especializada em artigos esportivos, plano que pode incluir uma potencial oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).

“Nosso objetivo é ser referência em artigos esportivos e temos aspirações de virar uma empresa global”, disse o vice-presidente de planejamento da empresa, José Rogério Luiz.

Além do Brasil, a companhia também é líder na América Latina na venda de artigos esportivos via internet. As vendas na Argentina e no México respondem por 3% da receita da companhia. Hoje, 35% do faturamento total é proveniente da venda de artigos relacionados a futebol.

“Queremos ir para outros mercados, mas o foco antes é consolidar a operação no Brasil e se tornar uma referência no comércio eletrônico em esportes”, afirmou o executivo, que sinalizou possível expansão para além da América Latina.

O crescimento da Netshoes tem sido apoiado em aportes de capital de investidores, como o norte-americano Tiger Global Management e a Temasek Holdings, de Cingapura. No começo de 2013, a empresa também recebeu investimento dos fundos Kaszek e Iconic Ventures.

A companhia teve faturamento de R$ 1,1 bilhão no ano passado, mais de 20 vezes superior aos R$ 50 milhões obtidos em 2008, primeiro ano em que operou exclusivamente na Internet. Em 2012, o faturamento bruto cresceu 54% sobre o ano anterior.

“Em 2013, vamos seguir crescendo a dois dígitos sólidos. Estamos partindo para geração de caixa… já temos visto geração de caixa na empresa, o que é raro no setor”, disse Rogério Luiz.

Segundo o executivo, o sucesso da companhia reflete um modelo de negócios mais segmentado, evitando repetir “erros” cometidos por outras companhias do setor.

“Software e hardware embaixo do mesmo guarda-chuva não funciona”, disse ele, referindo-se à importância de se especializar num segmento.

O foco em um segmento menos explorado tem contribuído para os números da Netshoes. No setor de artigos esportivos, a margem bruta costuma ficar entre 40% e 50%, ante algo entre 25% e 27% no caso de eletroeletrônicos, segundo o executivo.

Possível IPO

Na estratégia de crescimento traçada pela companhia, uma potencial abertura de capital ocupa posição ainda coadjuvante, mas não deixa de ser considerada como forma de financiar a expansão.

“Se a empresa estiver capitalizada, não há razão”, disse Rogério Luiz. “Antes, temos que deixar a empresa pronta… estamos correndo para organizar a casa, mas depende das condições de mercado.”

Com 38 mil itens disponíveis para venda, a Netshoes contabiliza cerca de 30 mil pedidos por dia e tem 60% do faturamento proveniente de calçados, sendo o restante resultado da venda de outros artigos esportivos.

Criada a partir de uma loja de rua em São Paulo no ano 2000, a Netshoes chegou a ter sete lojas físicas, que foram fechadas quando os fundadores decidiram ficar apenas com a plataforma on-line, em 2007.

Fonte: IG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Celular no chuveiro? Saiba os riscos e por que evitar o hábito

Vapor e umidade afetam componentes internos, mesmo em aparelhos com resistência à água O hábito comum de levar o celular para o banho pode trazer...

Incentivo fiscal faz vendas de carros populares subirem mais de 11%

Iniciativa do governo federal já reduz preços e aquece setor automotivo com isenção de IPI para modelos mais eficientes As vendas de veículos 1.0 cresceram...

Lula cresce e Bolsonaro recua em cenário eleitoral de 2026, aponta pesquisa

Presidente cresce no segundo turno e mantém vantagem também no primeiro; Bolsonaro segue inelegível, mas é incluído em cenário hipotético O presidente Luiz Inácio Lula...