22.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 3 de maio, 2024

Nelsinho Trad entrega ofício para o presidente do Paraguai

Senador defende a construção da Ponte Carmelo Peralta: Documento explica a importância da obra, ligando as cidades de Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta (no Paraguai), que seria fundamental para Rota Bioceânica

13/03/2019 09h44
Por: André Rodrigues

Após o almoço com o presidente da República Jair Bolsonaro no Itamaraty, o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) entregou ofício ao presidente do Paraguai Mario Abdo Benitez, (que se encontra em visita oficial ao Brasil), pedindo sua contribuição para o andamento do projeto da Rota Bioceânica. O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, acompanhou o parlamentar, por se tratar de assunto de extremo interesse para Mato Grosso do Sul.

No documento entregue a Mario Abdo, há a justificativa sobre a necessidade urgente da construção da ponte internacional que ligaria as cidades de Porto Murtinho, no estado Brasileiro de Mato Grosso do Sul, que fica a 431 km de distância de Campo Grande, e Carmelo Peralta, no Paraguai, para o desenvolvimento dos dois países.

Essa passagem é uma das bases fundamentais para a Rota Bioceânica que encurtaria a distância com o Oceano Pacífico, e a previsão de custo da construção é de US$ 70 milhões. “Defendemos a importância da Rota Bioceânica, mas precisamente da Ponte Carmelo Peralta que vai beneficiar muito toda região de Mato Grosso do Sul, em especial Porto Murtinho, fazendo com que essa rota de desenvolvimento possa alavancar as condições de geração de empregos e, principalmente, da elevação de renda não só do povo de Mato Grosso do Sul, como de todo o País, uma vez que esse trajeto reduz em quase 7, 2 mil km de distância para o mercado asiático, tão importante no mundo de hoje e para o desenvolvimento de qualquer país. Fomos muito bem recebidos, ocasião em que explicamos com detalhes o projeto na certeza que em breve será realidade para todos nós, sul-mato-grossenses, e brasileiros”, disse o senador Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores e da Defesa Nacional.

Para o secretário Jaime Verruck, a entrega desse ofício e o encontro entre os dois presidentes do Brasil e do Paraguai foram positivos para Mato Grosso do Sul e, também, para o País com o compromisso de construção de três pontes internacionais de integração econômica. “O presidente do Paraguai disse que, depois que foi construída a ponte da amizade entre Brasil e Paraguai, há mais de 54 anos, nunca mais se construiu nenhuma ponte. Ele se comprometeu em fazer três pontes com o Brasil no prazo de cinco anos, a primeira sobre Foz do Iguaçu, a segunda será a de Porto Murtinho e a terceira do Rio Apa”, comentou Verruck.

De acordo com Verruck, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) está encarregado de fazer o projeto de Ponte Carmelo Peralta, em torno de 11km da rodovia até a cabeceira de acesso ao país vizinho. “Nós temos que terminar a ponte de Porto Murtinho a Carmelo Peralta; esse compromisso é do governo brasileiro, já está no projeto previsto do DNIT, com emendas parlamentares e recursos da União”, explicou o secretário.

Informações via Assessoria de Comunicação do Senador Nelsinho Trad

Foto: Luís Carlos Campos Sales

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Coordenadora de Educação no Trânsito do DEPTRAN fala das ações do “Maio Amarelo” em Três Lagoas

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (02), Caroline Cruz Feliciano reforçou os trabalhos realizados durante o mês, que vão culminar com uma grande ação, na próxima quarta-feira (08) na Feira Central.

Yes Cosmetics inaugura no Shopping Três Lagoas

Na última terça-feira (30), foi a inaguração da Franquia "Yes Cosmetics" dos sócios-proprietários Massao Marcos Nakayama, Deisy Sobral e Juliano Soares, que receberam amigos,...

Pena de policial flagrado com R$ 1 milhão e cocaína é mantida pelo STF

Em maio de 2020, Mário Márcio da Silva foi transportado pela ROTA de São Paulo até Três Lagoas, onde sob os cuidados do 2°BPM, foi transferido à Campo Grande.