Touro do Estado teve destaque nacional de qualidade de carcaça
Transferência embrionária que vêm sendo desenvolvida há décadas, a raça Nelore, aquele gado branco predominante na pecuária brasileira e que compõe mais de 80% do rebanho nacional, oferecendo qualidade premium, marmoreio e sabor incomparável – o que muitos especialistas já chamam de ‘terroir da carne’ – agora ganha novo reconhecimento em Mato Grosso do Sul.
Recentemente o touro teve destaque nacional de qualidade de carcaça, principalmente, por conta do trabalho de selecionadores da Concarne (Confraria da Carcaça Nelore) que, há mais de uma década, atua com seleção e aprimoramento genético. Aliás, até pouco tempo, acreditava-se não estarem presentes nas raças zebuínas, originalmente indianas, do grupo ao qual pertence a raça Nelore.
Para chegar a tal resultado, são feitos trabalhos com apoio da Ultrassonografia de Carcaça e de um
software da empresa DGT (Design GeenesTechnology), que permite a avaliação de carcterísticas de carcaça no animal vivo, sem necessidade de abate.
Qualidade premium das carcaças aos cortes
Nessa avaliação sao mensuradas área de olho de lombo (AOL) que equivale à área total do contrafilé, ratio (covexidade da musculatura), marmoreio (gordura entremeada na musculatura), espessura de gordura subcutânea(capa de gordura) e gordura da garupa (aquela da picanha), caracaterísticas que juntas e equilibradas, conferem a qualidade premium às carcaças e aos cortes de carne bovina.


As características de carcaça felizmente tem boa herdabilidade, ou seja, quando um animal de destaque é identificado e multiplicado na reprodução, através de sêmen e embriões, há boa transmissão genética dessas
características aos seus descendentes já nas primeiras gerações. Foi dessa forma que os americanos fizeram com que a raça Angus chegasse em poucas décadas aos atuais patamares de qualidade de carne e é assim que os selecionadores de nelore já comemoram carne de qualidade diferenciada nos animais produzidos pelos confrades.
Desta forma, desde 2022, a Confraria promove a Prova de Eficiência Alimentar, onde indivíduos pré-selecionados nos filtros da ultrassonografia são encaminhados para o Centro Tecnológico da Central Bela Vista, em Botucatu – SP e em parceria com pesquisadores da UNESP, são avaliados no desempenho de ganho de peso, capacidade de conversão alimentar medida pelo CAR (Consumo Alimentar Residual) e características de ultrassonografia de carcaça: AOL, RATIO, MARMOREIO, EGS.
Avaliação ocorre sob olhar de três juízes profissionais
Além das características mensuráveis, o fenótipo dos animais também passa por avaliação visual, onde as características da raça e peculiaridades anatômicas que conferem maior capacidade produtiva são julgadas por pelo menos três juízes profissionais da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos).

Nelore terá aumento da disseminação da genética
Nesta última edição da prova, que começou com a avaliação de cerca de 10.000 indivíduos da geração 2023, segundo informou a DGT, 109 jovens reprodutores foram enviados para o Centro Tecnológico. Após todas as avaliações da prova, que é considerada a mais completa do país por muitos selecionadores, foram escolhidos 12 animais para participarem do teste de progênie.
Estes animais foram para a coleta de sêmen na Central Bela Vista e terão seu sêmen distribuído entre os confrades para sua multiplicação em massa. A novidade deste ano será a disponibilização do sêmen dos 12 reprodutores avaliados também para os criadores não confrades, aumentando a disseminação desta genética, sendo o campeão oriundo do criatório Sete Estrelas Patrimônio Genético.
Fonte: Midiamax