30.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 21 de julho, 2025

Mutirão gratuito de castração já atendeu mais de mil animais no interior de MS

Com mais de 10 mil cadastros em menos de duas semanas, Caravana da Castração promove saúde pública, bem-estar animal e ações educativas em municípios sul-mato-grossenses

A Caravana da Castração, iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção Animal) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), segue em ritmo acelerado no interior do estado, promovendo saúde pública e bem-estar animal. Em sua primeira etapa, que contemplou os municípios de Miranda, Bodoquena e Bonito, o projeto já soma 1.010 castrações gratuitas realizadas, mais de 10.800 cadastros no sistema e 5.500 vagas abertas.

Com uma proposta itinerante, a ação visa o controle populacional de cães e gatos, prevenção de doenças como a leishmaniose e redução do abandono de animais. “Estamos no caminho certo. O impacto sanitário e social é evidente”, avalia o superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues. Ele destaca que a estrutura da Caravana, com ônibus adaptado, microchipagem, medicamentos e equipe técnica especializada, permite realizar até 150 cirurgias por dia.

O modelo cirúrgico utilizado é minimamente invasivo, o que acelera a recuperação dos animais. Além disso, os tutores recebem kits completos, incluindo roupinha pós-operatória e medicação, tudo de forma gratuita.

A adesão da população surpreendeu: em apenas 13 dias, o sistema digital de agendamento, desenvolvido pela SetDig (Secretaria-Executiva de Transformação Digital), registrou mais de 10.800 cadastros. Segundo Carlos Eduardo, isso confirma a alta demanda e a eficácia do projeto em atingir quem mais precisa.

A iniciativa também conta com o apoio de protetores independentes e organizações civis, fundamentais no transporte e acompanhamento dos animais. “Castração é amor e responsabilidade. Essa união tem sido essencial para o sucesso da ação”, reforça o superintendente.

Com investimento de R$ 5 milhões, a Caravana da Castração integra a estratégia de “saúde única” — conceito que relaciona o bem-estar animal à saúde humana e ambiental. O projeto ainda inclui ações educativas sobre guarda responsável e conscientização nas cidades atendidas.

A meta é ambiciosa: realizar mais de 20 mil castrações em todo o estado. Até o momento, a Caravana já passou por Miranda, Bodoquena, Bonito e Jardim, e segue agora para Porto Murtinho (21 e 22/7), Nioaque (24 e 25/7), Anastácio (27 a 30/7), Aquidauana (1º a 5/8), Ladário (7 e 8/8) e Corumbá (11 a 20/8). O agendamento deve ser feito previamente no site oficial: www.sigpet.ms.gov.br.

Segundo o secretário da Setesc, Marcelo Miranda, a ação representa “um marco na política de proteção animal e uma entrega concreta à população, levando dignidade, cuidado e estrutura a quem mais precisa”.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista morre ao bater contra carreta estacionada na BR-262

Carreta parada possivelmente por falha mecânica provocou acidente que resultou em morte de motociclista.

Preso em Três Lagoas homem com mais de 30 passagens pela polícia por furtos e roubos

Mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Civil após diligências no bairro Guanabara, onde condenado cumprirá pena de mais de dois anos em regime fechado.

Tarifaço: imposto de 50% dos EUA ameaça exportações da Suzano

Além da celulose, exportações de mel também são afetadas, e o Ciesp alerta para prejuízos imediatos G1 A decisão de Donald Trump de impor tarifas de...