26.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de dezembro, 2025

Município recebe exposição “Memórias do Pantanal Rupestre”

Cultura – 09/11/2012 – 11:11

Na noite desta quarta-feira (7) foi aberta a exposição “Memórias do Pantanal Rupestre”. Os trabalhos ficarão expostos na Biblioteca Municipal “Rosário Congro” até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A exposição tem como objetivo resgatar os registros dos primeiros habitantes do Pantanal que chegaram à região há cerca de 5 mil anos. O local, formado por uma imensa planície alagada, é também um verdadeiro paraíso arqueológico, rico em registros rupestres, material cerâmico, utensílios variados, ossadas humanas e de animais.

Segundo o curador da exposição, Juliano Borges, Três Lagoas será o quarto município a receber “Memórias do Pantanal Rupestre”. “Já estivemos em Dourados, Campo Grande e Corumbá. Através da exposição, os visitantes poderão conferir o olhar plástico de Santiago Plata e o olhar científico de Luiz Peixoto, que retratam as inscrições dos caçadores coletores que viveram na região”, explicou Juliano.

A coordenadora de Projetos da Fundação Barbosa Rodrigues, Marta Barros, também destacou o trabalho de Santiago Plata que “durante oito anos percorreu 35 mil quilômetros de bicicleta pela América Latina, por estradas de terra, carregando seu material de trabalho, tecidos, carbono e o abacate. O mais bonito de todo esse trabalho foi registrar o que os nossos antepassados deixaram unindo a arte e a ciência, através de signos, símbolos que não sabemos o que eles queriam deixar, mas podemos interpretar da nossa forma”, concluiu Marta.

Já a diretora de Cultura, Vickie Vituri, falou da oportunidade que os três-lagoenses terão de conhecer esse trabalho. “É uma honra podermos desfrutar dessa comunicação de nossos antepassados que está representada nas artes rupestres. Que a população venha visitar e conhecer esse trabalho que une o antigo ao novo. Através da oficina de frotagem as pessoas poderão levar uma lembrança palpável do que foi a exposição”, reforçou Vickie.

A abertura da exposição contou ainda com a apresentação de Douglas e Gabriel, integrantes da Orquestra Sinfônica de Três Lagoas.

VISITAS

Alunos da Escola Municipal Elson Lot Rigo das turmas de Alfabetização de Adultos (PAA I e PAA II) prestigiaram a abertura da exposição. Para a professora Ruth Emília “é uma experiência enriquecedora, uma vez que o foco deles é sempre casa, filhos e família, então acaba sendo uma oportunidade única participar desse tipo de evento”, enfatizou Ruth.

A aluna Matilde Santos de Oliveira, de 65 anos, contou que sempre participa desse tipo de atividade. “É muito bom e acaba sendo um passeio, pois fico sempre em casa. Hoje aproveitei e trouxe minha neta para ver a exposição também”, disse.

EXPOSIÇÃO

A exposição possui foco no patrimônio arqueológico da região e busca chamar a atenção para esse patrimônio, através de trabalhos lúdicos, divulgação e visitação a sítios arqueológicos, envolvendo a população pantaneira.

Por meio da exposição, a população terá acesso à informações sobre a cultura rupestre, seu valor como patrimônio histórico e a importância de ser reconhecida e valorizada.

Fonte: Assecom / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto garante prioridade a mães solo em vagas não preenchidas do Sine

Projeto busca ampliar a inserção de mulheres chefes de família no mercado de trabalho formal A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara...

Rodovias de MS têm mais de 14,5 mil motoristas flagrados sem CNH em 2025

Alto número de condutores irregulares reforça debate sobre mudanças nas regras para obtenção da carteira de habilitação As rodovias de Mato Grosso do Sul registraram,...

Rede oncológica de MS concentra 99% dos atendimentos em unidades especializadas do SUS

Estrutura regionalizada coordenada pela SES fortalece o acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer em Mato Grosso do Sul A rede de assistência oncológica...