25.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 19 de agosto, 2025

MS registra mais de 12 mil casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 20.389 casos prováveis de Dengue, sendo 12.730 casos confirmados em 2024, de acordo com dados do boletim da 25ª semana epidemiológica, divulgado nesta quinta-feira (27). Segundo o documento, 26 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 13 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias Itaquiraí lidera o ranking dos municípios com alta incidência da doença. Juti, Iguatemi, Caarapó, Naviraí, Antônio João, Vicentina e Maracaju têm incidência média.

Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas, 14 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 51.557 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 138.351 doses da vacina contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 4.280 casos prováveis, sendo 814 confirmados. Não há óbitos registrados. Segundo dados do período compreendido entre a semana epidemiológica 24 até a semana epidemiológica 25, os municípios de Iguatemi, Itaquiraí, Antônio João, Caarapó e Vicentina possuem incidência média da doença.

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Empinando moto e furando sinal, motociclista acaba detido pela Força Tática em Três Lagoas

Segundo a Polícia Militar, condutor teria colocado em risco pedestres e motoristas durante a fuga

É aprovada inclusão do Desafio Jovem Peniel no Conselho Municipal Antidrogas

Vereador Tonhão recebe apoio unânime e destaca a atuação da instituição na recuperação de dependentes químicos A Câmara Municipal de Três Lagoas aprovou por unanimidade,...

Poupa Tempo será instalado no Shopping Popular de Três Lagoas

Nova unidade deve agilizar emissão de documentos e impulsionar comércio local