24.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 10 de fevereiro, 2026

MS reforça atuação integrada entre PMs do Brasil na ‘Operação Fronteiras e Divisas Seguras’

A ação mobiliza forças estaduais, federais e internacionais para reforçar o combate ao crime organizado e ampliar a segurança em áreas de fronteira.

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) realiza nesta semana à Operação Fronteiras e Divisas Seguras, que abrange todo o Estado. A ação tem como objetivo consolidar o empenho da corporação nas operações integradas das polícias militares do Brasil, reforçando o combate aos crimes transnacionais e o fortalecimento da presença policial em áreas de fronteira e divisa.

A operação busca intensificar a cooperação técnica e operacional entre as forças de segurança, com foco na prevenção e repressão de crimes, além de promover a troca permanente de informações entre os órgãos participantes.

Em Mato Grosso do Sul, o esforço mobiliza os grandes comandos da corporação — Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), Comando de Policiamento Rural (CPRur) e os Comandos de Policiamento de Áreas (CPA’s) —, além de diversas unidades operacionais em todo o território sul-mato-grossense.

A operação conta ainda com o apoio de instituições parceiras, como a Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, fortalecendo a integração das ações no Estado.

Cooperação nacional e internacional

Paralelamente à ação em Mato Grosso do Sul, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) participa das Operações Simultâneas 2025, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, também realizadas no mesmo período.

A iniciativa reúne forças policiais de diferentes estados e países, com o objetivo de reforçar o combate aos crimes transnacionais e intensificar a integração operacional e de inteligência nas regiões de fronteira.

De acordo com o diretor do DOF, coronel Wilmar Fernandes, a operação “representa um esforço conjunto de todas as forças de segurança, atuando simultaneamente em suas regiões, com foco na cooperação e na troca de informações que fortalecem o enfrentamento ao crime organizado”.

As Operações Simultâneas 2025 mobilizam instituições de segurança pública do Rio Grande do Sul, além das Polícias Militares de Santa Catarina e Paraná.

No âmbito internacional, participam a Gendarmeria Nacional e a Prefectura Naval da Argentina, as polícias das províncias de Misiones e Corrientes, e a Polícia Nacional da República do Uruguai, consolidando uma ampla rede de integração e fortalecimento da segurança pública nas fronteiras.

Comunicação Sejusp-MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Grupo de atividade física retorna com encontros semanais no bairro Paranapungá

Iniciativa da Saúde da Família incentiva hábitos saudáveis com aulas gratuitas às segundas e quartas-feiras, em Três Lagoas A comunidade do bairro Paranapungá tem mais...

Vamos parar de fumar? Grupo antitabagismo promove encontro em Três Lagoas

Iniciativa da Saúde da Família convida a comunidade a dar o primeiro passo para uma vida sem tabaco em reunião no bairro Paranapungá Na sexta-feira...

Saúde lança Portal de Transparência da Regulação Ambulatorial em Três Lagoas

Ferramenta digital permitirá que usuários do SUS acompanhem encaminhamentos e ampliará a transparência dos serviços de saúde A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três...