17.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de julho, 2025

MS recebe investimento de R$ 55,1 milhões para construção de 581 casas para povos indígenas

Com um investimento de R$ 55,1 milhões, serão construídas 581 casas para indígenas de 18 aldeias em Mato Grosso do Sul, localizadas nos municípios de Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Dourados, Laguna Carapã, Maracaju e Tacuru. A assinatura dos contratos, realizada em Dourados na manhã desta sexta-feira (14), contou com a presença do governador Eduardo Riedel e da ministra Sônia Guajajara (Povos Indígenas).

Riedel destacou a importância da construção das casas, que fazem parte do programa federal Minha Casa, Minha Vida Rural. Ele anunciou que, no próximo ano, o projeto será expandido para mais 24 municípios com comunidades indígenas. As moradias, que receberam o nome de Oga Porã (que significa “casa bonita” em guarani-kaiowá), visam garantir habitações dignas e respeitar a identidade indígena.

A ministra Sônia Guajajara enfatizou a importância da parceria entre os governos Federal e Estadual, destacando a necessidade de moradias dignas para as comunidades indígenas e a continuidade das entregas dessas unidades habitacionais.

Em Dourados, estão previstas 300 unidades habitacionais para as aldeias Bororó I, II e III e Jaguapiru I, II e III. No total, 24 municípios de Mato Grosso do Sul receberão 2.336 unidades habitacionais rurais, sendo 1.687 pelo PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural) e 649 pelo PNHE (Programa Nacional de Habitação Entidades). O objetivo é garantir moradias adequadas para agricultores familiares, povos indígenas e outras populações rurais.

Sara Benites, moradora da aldeia Jaguapiru, agradeceu pelo programa que a possibilitou conquistar a casa própria, enquanto o cacique Reinaldo Arevalo, da aldeia Bororó, afirmou que as novas moradias beneficiarão muitas famílias vulneráveis. O evento contou com a presença de autoridades como a ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), o ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), o vice-governador José Carlos Barbosa, entre outros.

Com informações ms.gov.br

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jacaré ataca cadela na Lagoa Maior e moradores temem risco a crianças

Ataque ocorreu na sexta-feira (4); protetoras resgataram cadela e pedem ação imediata das autoridades Um jacaré atacou uma cadelinha nas margens da Lagoa Maior, em...

Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia

A empresa Suzano, referência global na produção de celulose, está com inscrições abertas para cinco vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios...

Câmara Municipal adia sessão ordinária em respeito ao falecimento da ex-vereadora Marlene Martinho

A Câmara Municipal de Três Lagoas informou que a sessão ordinária prevista para esta terça-feira (8) foi adiada para quarta-feira (9), às 8h, em...