32.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

MS lança programa “Envelhecer é Legal” para combater o idadismo e valorizar a população idosa

Nesta segunda-feira (2), a Secretaria de Estado da Cidadania (SEC) de Mato Grosso do Sul lançou oficialmente o Programa Estadual “Envelhecer é Legal”, uma iniciativa que marca o início das ações do Junho Prata — mês dedicado à valorização, proteção e conscientização sobre os direitos das pessoas idosas. A medida foi instituída por resolução publicada no Diário Oficial do Estado.

O programa tem como principal objetivo enfrentar o idadismo — preconceito com base na idade — e promover uma mudança cultural na forma como o envelhecimento é percebido pela sociedade. Estruturado em três eixos principais, o “Envelhecer é Legal” contempla: o fortalecimento do marco normativo e institucional; ações de educação e sensibilização; e estímulo à convivência intergeracional e ao protagonismo da pessoa idosa.

A secretária estadual da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, considera o programa um marco para a construção de um estado mais justo e inclusivo. “Envelhecer é um direito. Com esse programa, o Governo reafirma seu compromisso com a dignidade, o respeito e a valorização das pessoas idosas”, afirmou.

A iniciativa será coordenada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa e contará com o apoio de diferentes esferas públicas e privadas, incluindo municípios, universidades, sociedade civil e setor empresarial, em uma abordagem descentralizada.

Segundo a subsecretária Zirleide Barbosa, o programa é uma resposta à rápida transição demográfica do estado. “Envelhecer bem exige segurança, saúde e solidariedade. Cada pessoa envelhece de forma diferente, e é nosso dever garantir que todas possam exercer plenamente sua cidadania”, disse.

Entre as diretrizes do programa estão o fortalecimento das redes de cuidado, o incentivo à pesquisa sobre o envelhecimento e a promoção de uma nova narrativa social sobre a velhice — mais positiva, diversa e respeitosa.

O “Envelhecer é Legal” integra a carteira de projetos estratégicos da SEC, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 6.186/2023.

Junho Prata 2025

Com o tema “Fortalecendo Laços: Saberes e Práticas Intergeracionais no Enfrentamento à Violência contra as Pessoas Idosas”, a campanha Junho Prata deste ano destaca a importância do diálogo entre gerações para promover uma cultura de paz, cuidado e solidariedade.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motoqueiro é flagrado empinando moto no Centro de Três Lagoas e diz que veículo ‘levantou sozinho’

Indivíduo teve moto apreendida após flagrante na tarde desta quarta-feira, 06.

Prefeito destaca transparência em sorteio das 50 casas do Conjunto Habitacional Violetas III

Sorteio das unidades foi acompanhado por autoridades e moradores; projeto atende famílias em situação de vulnerabilidade em Três Lagoas

“Oportunidade em Movimento” leva vagas de emprego a bairros e distritos de Três Lagoas

Projeto da SEJUVEL, em parceria com a Metalfrio, promove inclusão de jovens no mercado de trabalho e amplia ações de empregabilidade em diferentes regiões.