29.4 C
Três Lagoas
domingo, 23 de novembro, 2025

MS investiga ataque fatal de onça no Pantanal; animal está sob cuidados no CRAS

A onça-pintada capturada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) após o ataque que resultou na morte de um caseiro no Pantanal foi levada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande, onde passará por exames de saúde e acompanhamento veterinário.

O animal, um macho de 94 quilos — abaixo do peso esperado para a espécie — foi capturado na madrugada de quinta-feira (24), próximo ao local onde Jorge Ávalo, de 60 anos, foi encontrado morto no dia 21, nas proximidades do pesqueiro Touro Morto, entre os rios Miranda e Aquidauana.

A captura, feita com armadilhas e apoio de pesquisadores, foi baseada em rastros e características físicas do felino, reforçando a suspeita de que se trata do mesmo envolvido no ataque. “Estamos tratando de um caso atípico e lamentável, que resultou na perda de uma vida humana”, afirmou Artur Falcette, secretário-adjunto da Semadesc.

Segundo o pesquisador Gediendson Araújo, especialista em grandes felinos, o caso é raro e pode estar relacionado à perda do medo natural do animal em relação aos humanos, possivelmente por contato frequente ou alimentação indevida — prática ilegal conhecida como ceva, proibida por lei.

A Polícia Civil investiga o caso para confirmar as circunstâncias do ataque. Enquanto isso, o CRAS realizará exames clínicos e laboratoriais na onça, buscando identificar eventuais doenças que possam ter influenciado seu comportamento.

O governo estadual também alerta sobre grupos suspeitos de planejar represálias ou caça ilegal na região, e promete agir com rigor contra crimes ambientais. “A caça de animais silvestres é gravíssima e será tratada com firmeza”, destacou Falcette.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ambiente de trabalho concentra 30% dos casos de racismo no país

Levantamento analisou 4,8 mil decisões jurídicas de 2025 O ambiente de trabalho é o principal lugar onde ocorrem denúncias de racismo e injúria racial no...

Unicef: mais de 400 milhões de crianças vivem em privação severa

Relatório foi divulgado no Dia Mundial da Criança Nos países de baixa ou média renda, 417 milhões de crianças enfrentam privações severas em pelo menos...

Sol forte e ar seco devem marcar o domingo em Três Lagoas

Cidade enfrenta máximas acima de 38 °C e alerta de baixa umidade; hidratação e cuidado com o sol são essenciais No domingo (23), a previsão...