21.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de março, 2026

MS facilita acesso a desconto no IPVA para pessoas com deficiência através da Ciptea

Em Mato Grosso do Sul, pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, síndrome de Down ou autismo têm direito a um desconto de 60% no IPVA, conforme a política de inclusão social. A partir de agora, a Ciptea (Carteira Digital de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) substitui o laudo médico para o benefício de menores de 18 anos.

A medida é possível graças ao decreto nº 16.562/2025, publicado em fevereiro, que também isenta a renovação anual do benefício para casos de deficiência permanente. Desde o lançamento da Ciptea em abril do ano passado, já foram emitidos 2.034 documentos pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos).

O desconto no IPVA pode ser solicitado de forma online, através do portal e-Fazenda, sem taxas estaduais. O benefício se aplica a um único veículo registrado no nome da pessoa com deficiência ou seu representante legal, independentemente de habilitação. A Ciptea também facilita o acesso a serviços e garante visibilidade para as necessidades das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), promovendo maior liberdade e direitos.

Com informações Agência de Notícias de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Quinta-feira deve ter chuva e clima ameno em Três Lagoas

Previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul aponta instabilidade e possibilidade de tempestades na região

SUS vai usar antibiótico como prevenção após exposição a sífilis e clamídia

Norma do Ministério da Saúde autoriza uso profilático de medicamento na rede pública

Câmara aprova uso obrigatório de tornozeleira por agressores de mulheres

Medida segue para apreciação do Senado