24.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

MS é o primeiro estado a atingir imunidade coletiva com 70% dos adultos vacinados

Mato Grosso do Sul atingiu na manhã deste sábado (18) a chamada ‘imunidade coletiva’, objetivo buscado desde o início da campanha de vacinação contra o coronavírus. Quase oito meses depois de começar a aplicação das doses, o Estado atingiu 70% dos adultos imunizados, ou seja, com o ciclo vacinal completo. O número para a imunidade coletiva não é um consenso, por isso o objetivo é avançar ainda mais e chegar a 80% no início de outubro. 

MS foi o primeiro estado a atingir a imunidade coletiva da população adulta. O Estado fica na frente de São Paulo, que tem 63,76% dos adultos imunizados. Já o Rio Grande do Sul, que também disputava a liderança no ranking nacional, tem 55,4% dos adultos com ciclo vacinal completo.

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, comemora o marco. “Podemos dizer que chegamos a 70% vacinados com a segunda dose ou com dose única, o que faz com que Mato Grosso do Sul tenha a imunidade coletiva”, disse. 

O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde) comenta que não há um consenso sobre os números para considerar a imunidade coletiva. Entre especialistas, o percentual varia de 60% a 90%. “É um marco, uma meta. Estes números não têm consenso na literatura mundial, mas vamos avançar mais ainda. A gente pode chegar, até o início de outubro, a 80% imunizados. Vamos trabalhar intensamente para passar este número”, afirma Resende. 

Infectologista recomenda atingir ao menos 80% de imunizados

A meta da imunidade coletiva tem sido buscada por conta da presença da variante Delta, que já circula em Mato Grosso do Sul. “Nossa estratégia é avançar na D2 e na 3ª dose dos idosos. O impacto da presença da variante Delta será mínimo se nós conseguirmos, em parceria com os municípios, avançar [na vacinação]”, reforçou o secretário Geraldo Resende nesta semana.

Contudo, especialista defende que o percentual de imunizados deve ser maior. Apesar do alto índice de vacinação contra o coronavírus, os sul-mato-grossenses não podem se considerar seguros contra a variante Delta. Cuidados como o isolamento social, evitar aglomerações, uso de máscaras e higiene das mãos continuam essenciais. 

O infectologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Julio Croda, explica que Mato Grosso do Sul ainda precisa avançar na imunização. Para alcançar a imunidade coletiva, o Estado precisa atingir de 80 a 90% da população com o ciclo vacinal completo, ou seja, com as duas doses ou a dose única.

MS continua vacinação de adolescentes

Mesmo depois que o Ministério da Saúde recomendou a suspensão da vacinação em adolescentes contra o coronavírus, Mato Grosso do Sul definiu que irá continuar o processo de imunização. A definição foi divulgada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) na quinta-feira (17) e, por enquanto, a estratégia é utilizar as doses que estão disponíveis nos municípios. Somente nesta semana, o Estado recebeu 142,7 mil doses da Pfizer, imunizante utilizado na vacinação dos adolescentes.

Em Mato Grosso do Sul, 58,86% dos adolescentes de 12 a 17 anos já foram vacinados com ao menos uma dose da Pfizer. Os dados são do Vacinômetro e a estimativa é que o Estado tenha 278,2 mil adolescentes sem comorbidades, por isso ainda falta vacinar cerca de 114,4 mil jovens com a 1ª dose. A imunização dos adolescentes começou há pouco mais de um mês e MS foi o primeiro a iniciar a vacinação do grupo. 

Informações do site Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...