36.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de setembro, 2025

MS debate combate à raiva em evento com participação nacional

E-Raiva MS acontece nos dias 18 e 19 de setembro, com palestras, lançamentos e troca de experiências sobre prevenção da doença

Nos dias 18 e 19 de setembro, Campo Grande sedia o III Encontro sobre Raiva em Mato Grosso do Sul (E-Raiva MS), com apoio do Governo do Estado. O evento será realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo e integra a Semana Estadual de Conscientização sobre a Raiva.

A proposta é promover a atualização técnica de profissionais da área, além de conscientizar a população sobre os riscos da raiva humana e animal. A programação inclui palestras, conferências, lançamento de documentário e uma nova ferramenta interativa para avaliação de risco da doença.

O encontro é gratuito e aberto ao público, com foco em profissionais da saúde humana e animal, estudantes, pesquisadores, docentes, servidores públicos, produtores rurais e representantes da sociedade civil. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.even3.com.br/e_raivams/

EVENTO NACIONAL

Com participantes de mais de 20 estados brasileiros, o E-Raiva MS se consolida como um dos principais fóruns nacionais sobre a raiva. Um dos destaques desta edição será o lançamento do “Painel da Raiva”, ferramenta que permitirá ao produtor rural inserir dados da sua propriedade e, com base em informações epidemiológicas, visualizar o risco da doença em sua região.

Outro ponto alto será a conferência “10 anos sem casos de raiva humana em MS”, celebrando uma década sem registros da doença em pessoas no estado. Apesar do marco, o risco ainda é real: somente em 2025, Mato Grosso do Sul já registrou 15 focos da doença em herbívoros, com 65 animais mortos.

PROGRAMAÇÃO

A programação inclui palestras técnicas sobre vigilância genômica, diagnóstico laboratorial, estratégias de vacinação, além de mesa-redonda com pesquisadores e gestores públicos. Também será exibido um documentário com o relato de um sobrevivente da raiva, reforçando a importância da prevenção e do atendimento rápido.

O E-Raiva MS é organizado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Semadesc, Ministério da Agricultura e Pecuária, Iagro e SES.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Viaturas, armas e trabalho prisional: premissas de um novo alvorecer em Três Lagoas

Agepen entrega viaturas, armas e equipamentos às unidades prisionais; inaugura Oficina de Reciclagem do Projeto Alvorecer, beneficiando internas com trabalho remunerado e remição de...

Idoso de 64 anos morre engasgado em sua residência na Vila Haro

Norberto Diniz Bueno foi encontrado sem vida, onde polícia investiga causa da morte.

Três Lagoas domina ranking de alfabetização e emplaca seis escolas entre as dez melhores de MS

Município foi destaque no Prêmio Escola Destaque 2024, com 13 unidades premiadas entre 550 participantes no estado Três Lagoas consolidou seu protagonismo na educação pública...