E-Raiva MS acontece nos dias 18 e 19 de setembro, com palestras, lançamentos e troca de experiências sobre prevenção da doença
Nos dias 18 e 19 de setembro, Campo Grande sedia o III Encontro sobre Raiva em Mato Grosso do Sul (E-Raiva MS), com apoio do Governo do Estado. O evento será realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo e integra a Semana Estadual de Conscientização sobre a Raiva.
A proposta é promover a atualização técnica de profissionais da área, além de conscientizar a população sobre os riscos da raiva humana e animal. A programação inclui palestras, conferências, lançamento de documentário e uma nova ferramenta interativa para avaliação de risco da doença.
O encontro é gratuito e aberto ao público, com foco em profissionais da saúde humana e animal, estudantes, pesquisadores, docentes, servidores públicos, produtores rurais e representantes da sociedade civil. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.even3.com.br/e_raivams/
EVENTO NACIONAL
Com participantes de mais de 20 estados brasileiros, o E-Raiva MS se consolida como um dos principais fóruns nacionais sobre a raiva. Um dos destaques desta edição será o lançamento do “Painel da Raiva”, ferramenta que permitirá ao produtor rural inserir dados da sua propriedade e, com base em informações epidemiológicas, visualizar o risco da doença em sua região.
Outro ponto alto será a conferência “10 anos sem casos de raiva humana em MS”, celebrando uma década sem registros da doença em pessoas no estado. Apesar do marco, o risco ainda é real: somente em 2025, Mato Grosso do Sul já registrou 15 focos da doença em herbívoros, com 65 animais mortos.
PROGRAMAÇÃO
A programação inclui palestras técnicas sobre vigilância genômica, diagnóstico laboratorial, estratégias de vacinação, além de mesa-redonda com pesquisadores e gestores públicos. Também será exibido um documentário com o relato de um sobrevivente da raiva, reforçando a importância da prevenção e do atendimento rápido.
O E-Raiva MS é organizado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Semadesc, Ministério da Agricultura e Pecuária, Iagro e SES.
Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul