17.2 C
Três Lagoas
sábado, 5 de julho, 2025

MS corre risco de epidemia de dengue tipo 4, alerta diretora de vigilância

Saúde – 10/03/2012 – 09:03

Após a confirmação do primeiro registro da dengue tipo 4 em Mato Grosso do Sul, a diretora de vigilância em saúde de Campo Grande, Márcia Dalfabro, alertou nesta sexta-feira (9), que existe o risco de uma epidemia de dengue no estado.

A última epidemia da doença foi registrada em 2010.

“Nunca entrou o vírus tipo 4 em Mato Grosso do Sul, é a primeira vez.

A população está sem proteção ao tipo 4, todo estão sujeitos a ter este tipo da doença”, afirma.

De acordo com a diretora, todas pessoas que tiveram os tipos 1, 2 e 3 da doença podem ser infectados pelo quarto tipo do vírus.

Apesar dos registros de dengue terem diminuído nos últimos anos, a diretora alerta para que a população continue com as ações de prevenção da doença.

Não jogar lixo em terrenos baldios e recolher vasilhames que acumulam água são alguns dos procedimentos que diminuem a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

A diretora ressalta que o tipo 4 da dengue se manifesta da mesma forma que os outros tipos, porém, por ser um novo sorotipo, a possibilidade de uma nova epidemia é maior.

“A evolução clínica da doença é igual aos outros tipos, o maior problema é que não pela análise clínica não dá para diferenciar qual o tipo do vírus”, comenta a diretora.

Os dois pacientes confirmados com o tipo 4 do vírus eram moradores do Jardim Eliane e Conjunto Parati, mas a diretora afirma que em toda a cidade haverá intensificação nos trabalhos.

Não haverá reforço no número de agentes de saúde porque, de acordo com a diretora, não houve aumento no número de notificações.

Dados

No último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado no dia 3 de março, constam 250 notificações de dengue em Mato Grosso do Sul, sendo 89 em Campo Grande.

Os municípios considerados prioritários em relação a prevenção contra a doença são: Mundo Novo, Laguna Carapã, Rio Negro, Três Lagoas, Corumbá, Taquarussu, Ribas do Rio Pardo e Alcinópolis.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília As seis dezenas do concurso 2.884 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário...

Três Lagoas é o 4º município que mais abriu empresas em junho em MS

Cidade registrou 43 novos negócios no mês e segue entre os maiores polos de crescimento do Estado

Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado

Beneficiários do CadÚnico que cumprem requisitos têm direito Começa a valer a partir deste sábado (5) a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que prevê...