33.7 C
Três Lagoas
domingo, 27 de julho, 2025

MS autoriza venda de curimbatá pescado na bacia do rio Paraná

20/06/2016 – Atualizado em 20/06/2016

Venda do peixe era proibida no estado desde 2004. Mudança atende reivindicação de pescadores da região

Por: Marcio Ribeiro com G1

O governo de Mato Grosso do Sul promoveu uma alteração na legislação que regula a exploração dos recursos pesqueiros do estado e autorizou a venda dos peixes da espécie Prochilobus lineatus, o curimbatá, que são capturados na bacia do rio Paraná.

Desde 2004, a venda do curimbatá era proibida em todo o estado, com exceção, dos peixes da espécie criados em cativeiro. O decreto que altera a legislação foi publicado na edição desta segunda-feira (20), do Diário Oficial do estado.

Em uma audiência pública realizada no dia 3 de junho, em Bataguassu, a 335 quilômetros de Campo Grande, gestores dos municípios e pescadores da região apresentaram aos representantes da secretaria estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) um pedido para rever a legislação.

Na época, representantes dos municípios e dos pescadores apontaram que o texto anterior era incoerente, já que permitia a pesca e vedava a comercialização do peixe em Mato Grosso do Sul.

Segundo a legislação que regula os estoques pesqueiros do estado, o tamanho mínimo para a captura do curimbatá no estado é de 38 centímetros.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Capacitação fortalece Defesa Civil de Três Lagoas em situações de emergência

Voluntários receberam treinamento prático em primeiros cuidados, com foco em atendimento eficaz durante eventos e ocorrências críticas A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da...

Ovando destina R$ 18,6 milhões para reforçar saúde em MS

Verba federal contemplará mais de 30 municípios com melhorias em hospitais, equipamentos e serviços públicos de saúde O deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP-MS) destinou...

Formação técnica abre portas para 238 novos profissionais de TI em MS

Programa Voucher Desenvolvedor já registra alunos contratados antes mesmo da formatura Com foco na empregabilidade e formação técnica gratuita, 238 alunos de cinco cidades de...