22.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 3 de fevereiro, 2026

MS amplia vagas dos programas Cuidar de Quem Cuida e MS Supera para beneficiar mais famílias

Aumento chega a 2.500 vagas e reforça apoio social a cuidadores e estudantes de baixa renda no Estado

A Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos ampliou para 2.500 o número de vagas dos programas Cuidar de Quem Cuida e MS Supera. As mudanças foram oficializadas nesta sexta-feira, 5 de dezembro, no Diário Oficial do Estado.

O Decreto nº 16.702 estabelece que a quantidade de beneficiários do Cuidar de Quem Cuida será definida anualmente conforme a disponibilidade orçamentária, respeitando o limite de 2.500 benefícios mensais. Outra novidade é a possibilidade de acumular o auxílio com o incentivo financeiro-educacional do programa Pé-de-Meia e outros benefícios.

O Cuidar de Quem Cuida repassa R$ 900 por mês a cuidadores não remunerados de pessoas com deficiência que apresentem dependência de grau II ou III. O objetivo é fortalecer a dignidade humana e melhorar a qualidade de vida de famílias afetadas pela pobreza e pela exclusão social.

O grau de dependência II corresponde a pessoas que necessitam de apoio em até três atividades de autocuidado, como alimentação, mobilidade e higiene, sem comprometimento cognitivo ou com alterações controladas. O grau III inclui pessoas que precisam de auxílio em todas as atividades de autocuidado ou apresentam comprometimento cognitivo importante. As alterações referentes ao programa estão na página 3 do Diário Oficial.

O MS Supera também teve expansão de vagas. A Resolução Sead nº 128, publicada na página 15, aumenta de 2.200 para 2.500 o número de bolsas previstas para 2026. O benefício corresponde a um salário mínimo e é destinado a estudantes de baixa renda matriculados em instituições públicas e privadas de ensino superior ou em cursos técnicos. A iniciativa busca estimular a permanência estudantil e combater a evasão escolar.

Com as ampliações, o Governo do Estado reforça a política de proteção social e apoio às famílias mais vulneráveis de Mato Grosso do Sul.

com informações Agência de noticias Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Unidades móveis de vacinação percorrem MS e chegam à Região Leste em abril

Estratégia do Governo de MS leva unidades móveis de imunização a todas as regiões do Estado até julho, fortalecendo o Programa Nacional de Imunizações O...

Prouni divulga resultado da primeira chamada com 6,8 mil bolsas em Mato Grosso do Sul

Seleção considerou notas do Enem 2024 e 2025, no estado, mais de 3,2 mil bolsas são integrais O Programa Universidade para Todos (Prouni) divulgou nesta...

Abertura do ano legislativo aponta avanço no debate sobre jornada de trabalho

Presidente da Câmara destaca redução da jornada de trabalho, regulação de aplicativos, segurança pública e combate ao feminicídio como prioridades do semestre O presidente da...