30.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

MPF-MS quer reunião com Fapec e UFMS sobre supostas irregularidades em vestibular

Fapec afirmou que houve inconsistência em cálculos feitos na nota final

23/01/2020 07h28
Por: Deyvid Santos

MATO GROSSO DO SUL (MS) – Após professores protocolarem uma representação contra a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) por supostos erros no vestibular, o MPF-MS (Ministério Público Federal) irá fazer uma tutela de urgência e pedirá reunião com a fundação e também com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para esclarecer os fatos apresentados pelos educadores.

Não há um prazo específico para que essa reunião aconteça ou que tenha um desfecho, mas a princípio, tudo dependerá da manifestação de defesa apresentada pela organizadora do vestibular, que foi contratada pela universidade.

O problema envolveria erros na redação, questões que estavam certas e foram anuladas, recontagem de pontuação de alunos que apresentaram recursos e não de todos como é feito normalmente, além da falta de transparência e o resultado preliminar que foi divulgado.

A reportagem procurou a Fapec para um posicionamento acerca do episódio, e conforme resposta por meio de assessoria, a fundação explicou que houve inconsistências nos cálculos para a divulgação da nota final.

“Os candidatos que apresentaram recurso tiveram todas as suas solicitações analisadas foram recebidos questionamentos quanto a pontuação obtida na redação, que foi repassada à equipe de avaliação para nova análise. E, também, quanto às pontuações obtidas na nota final que foram encaminhadas para a equipe de informática”, disse a Fapec.

A organizadora esclareceu que realizou as correções necessárias na nota final e comunicou diretamente a UFMS. “Salientamos que as demais pontuações permaneceram conforme publicação preliminar”.

Já sobre a contestação da revisão da redação, a Fapec afirmou que a correção foi realizada respeitando os critérios de pontuação apresentados no edital de abertura de inscrição.

Informações do site Mídiamax

(Foto: Leonardo de França, Midiamax)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Colisão frontal entre caminhão-baú e carreta de calcário mata duas pessoas na BR 262

Acidente mobilizou PRF e Bombeiros, onde trânsito segue lento e desviado na região do Bálsamo, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo

Policial heroína impede feminicídio em Três Lagoas e é homenageada

Kelly Amarilho do Nascimento atuou com coragem e técnica ao prender agressor em flagrante

“Segurança do paciente começa no acolhimento”, ressalta Eduarda Tebet

Coordenadora do NEGESP destacou que educação e mudança de cultura são os maiores desafios à serem discutidos em evento, no dia 10 de setembro em Campo Grande