Ainda adolescente, era considerado perigoso pelas autoridades, onde chegou a ser preso por tráfico de drogas junto de sua irmã, em 2017.
Executado com oito tiros em uma conveniência no Jardim Oiti na noite desta segunda-feira (28), Marcos de Jesus Barbosa, conhecido como “Galo Cego”, era um velho conhecido dos meios policiais, com diversas passagens por tráfico de drogas, disparo de arma de fogo, receptação, desacato, desobediência, violência, dano, furto, violência doméstica, além de homicídio.
Em 2016, Marcos foi preso pela ROTAI (Rondas Ostensivas Táticas do Interior) após assumir a autoria da morte de Paulo José Dias, um vendedor de 42 anos com disparos na região do braço e no peito devido à uma suposta dívida. A vítima transitava pela Rua Antônio Estevan Leal no Jardim Oiti junto de sua esposa quando foi assassinado. “Galo Cego” também foi apontado como o autor dos disparos que atingiram duas jovens na frente de uma casa de shows, na Rua Maria Guilhermina Esteves no Nova Três Lagoas no ano de 2015. Em ambos os crimes, era menor de idade.
“GALO CEGO” ERA CONSIDERADO PERIGOSO PELAS AUTORIDADES
De alta periculosidade, “Galo Cego” era temido por seus vizinhos, e possuía, ainda adolescente, diversas passagens pela polícia, além de um mandado de apreensão, porém conseguia fugir. Uma das diversas investidas para prender Marcos aconteceu em 02 de março de 2016, onde em uma ação que mobilizou a SIG (Seção de Investigações Gerais), disparou contra os investigadores quando foi avistado em sua residência, na época na Rua José Lopes Sejópolis no Jardim Atenas.
Marcos, ao ser encontrado pela equipe da SIG, correu para dentro de sua residência, onde ao correrem atrás do suspeito, o irmão de “Galo Cego”, tentou impedir a entrada dos policiais, e começou a xingar a guarnição. Foi realizado um cerco na região, porém ele conseguiu fugir.
Porém, em 16 de abril do mesmo ano, foi apreendido pela ROTAI (hoje Força Tática) durante rondas pelo Jardim Oiti, onde ao notar a presença da viatura policial, empreendeu fuga pelas ruas da cidade. Depois de abandonar um VW Gol em uma viela, no Jardim Atenas, saiu correndo e pulou os muros das casas, sendo novamente feito um cerco pela região, sendo encontrado em uma casa, escondido debaixo de um sofá.
Marcos também foi detido por tráfico de drogas em 2017, já maior de idade no Jardim das Acácias, onde tabletes de maconha e diversos equipamentos de procedência duvidosa foram encontrados, confessando a posse da droga. Sua irmã, na época, de 26 anos, segundo as investigações, lhe ajudava no comércio da droga, sendo localizado quase R$ 5 mil escondido debaixo de um guarda-roupa em sua casa, dinheiro do tráfico.