18.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 5 de agosto, 2025

Morre Augusto Proença aos 85 anos

Escritor e poeta pantaneiro foi referência no estado do Mato Grosso do Sul

A Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá e a FCMS (Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul) publicaram notas de pesar.

“Através dos textos, eternizou a poesia do Pantanal, através de seus costumes, seus meandros, seus cotidianos, falares, lendas, costumes, sua exuberância e as críticas pertinentes à sua destruição. Com prêmios e adaptações para o audiovisual, Augusto César marcou seu nome na história e na cultura corumbaense. Aos familiares e amigos, nossos sinceros sentimentos de pesar”, diz a Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá .

“Infelizmente encerramos o domingo com essa notícia triste! Nossos sentimentos à família do grande escritor, roteirista e pesquisador apaixonado pela história e cultura pantaneira, Augusto César Proença”, diz a nota da FCMS.

Proença foi um dos homenageados durante o 16º Fasp (Festival América do Sul Pantanal), em 2022. Ele escreveu dez livros, entre eles Gente Tradição e História, em 1993; Corumbá de Todas as Graças, em 2003 e Memória Pantaneira, em 2004; além dos contos O Snack Bar, em 1979; A Sesta, em 1993; A Condução, em 1993; Para Qualquer Lugar, em 1995; a novela Raízes do Pantanal, em 1989 e Nessa Poeira Não Vem Mais Seu Pai, em 1996.

Informações: Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PL de Coronel David proíbe cobrança de taxas de consignados de servidores públicos em MS

Fica vedada a cobrança de taxa, bem como de quaisquer outras tarifas ou encargos O Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Coronel David...

Cachorro é flagrado em situação de abandono na Esplanada da NOB em Três Lagoas

Ouvinte da Caçula denunciou situação de cão debilitado em travessa próxima ao local da Festa do Folclore, onde Secretaria de Meio Ambiente confirmou que já está apurando o caso

“Você não está sozinha”: CRAM reforça acolhimento e apoio às mulheres durante o Agosto Lilás

Com aumento preocupante nos atendimentos, equipe reforça importância do acolhimento, informação e denúncia