14/08/2015 – Atualizado em 14/08/2015
Por: Redação
Na manhã de hoje (14), Francisco Vieira de Araújo, residente no Bairro Vila Piloto III em Três Lagoas (MS), procurou nossa reportagem para denunciar o descaso da saúde propiciada pelo município aos moradores. No caso específico, a recusa no atendimento no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).
Segundo Francisco, ele está sofrendo há alguns dias com fortes dores de dente, vive tomando remédios e não tem condições financeiras para realizar o tratamento dentário, então procurou atendimento e foi encaminhado para tratamento de Endodontia (canal) no Centro de Especialidades Odontológicas, localizado na Rua João Carrato, 53, no centro da cidade. O encaminhamento era para às 7h de hoje, mas devido sua profissão de motorista de caminhão, ele chegou quarenta minutos atrasado.
Francisco disse que, foi comunicado pela atendente que, devido o atraso, não seria mais atendido na data de hoje, mesmo com suas alegações de fortes dores no dente, o atendimento foi negado. Francisco pediu para falar com o coordenador do local e foi informado que ele não se encontrava.
Ele procurou a secretaria municipal de saúde para pedir socorro, o funcionário da secretaria ligou no CEO e lhe informaram que outro paciente havia sido encaixado no lugar de Francisco e, como não havia mais ninguém para ser atendido, a cirurgiã dentista foi embora.
Conforme palavras de Francisco, ele questionou sobre o horário de atendimento da cirurgiã dentista que é das 7h às 11h, e não importa se tem atendimento ou não, ela é uma funcionária e deve cumprir o horário de trabalho normal, afinal ela recebe o salário pago por nossos impostos.
Francisco Vieira entrou em contato com a ouvidoria da saúde de Três Lagoas, para fazer a denúncia de recusa de atendimento odontológico, foi aberto uma Demanda para Análise e Providências Cabíveis, dentro das normas e diretrizes do SUS (Sistema único de Saúde), com previsão de conclusão para 13/09/2015.
Nossa reportagem aconselhou o cidadão a procurar o Defensor Público de Três Lagoas, Dr. Olavo Colli Júnior, responsável por ações de medicamentos, exames, cirurgias e outros problemas relacionados à área da saúde – exceto crianças.
