21.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 7 de novembro, 2025

Ministro da Saúde faz apelo para que população se vacine contra a gripe

Saúde – 01/06/2012 – 08:06

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pediu nesta quinta-feira que os grupos considerados prioritários na vacinação contra a gripe procurem os postos de saúde até sexta-feira, quando acaba a campanha nacional de imunização contra a doença.

A meta do governo federal é proteger 24,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes, trabalhadores de saúde e indígenas, totalizando 80% do público-alvo. “Podemos discutir caso a caso, alguns estados específicos que possam não ter atingido a meta, mas o fundamental é que as pessoas se vacinem até o dia 1º de junho porque, quando se toma a vacina, demora de dez a 15 dias para se estar totalmente protegido contra a gripe. Portanto, se vacinar nesta data permite que você esteja protegido no momento em que o inverno é mais rigoroso e em que a transmissão da gripe aumenta”, explicou.

Padilha ressaltou que a decisão tomada pela pasta em 2011 de ampliar os grupos prioritários ajudou a reduzir em 66% o número de mortes e em 44% os casos graves de gripe no País. “É uma vacina que é segura, que protege as pessoas que mais precisam, que são os grupos prioritários, e que ajuda a cortar a cadeia de transmissão para o resto da população”, concluiu.

No Rio Grande do Sul, 63% da população foi imunizada

No Rio Grande do Sul, pouco mais de 1,2 milhão de pessoas já foram imunizadas contra a gripe. Isso representa cerca de 63% da população estimada dos grupos prioritários. Em todo o Estado, são aproximadamente 1,8 mil postos de saúde que oferecem a vacina.

As crianças que já receberam a primeira dose devem voltar aos postos, com 30 dias de intervalo, para tomar a segunda dose. Aquelas que já foram imunizadas no ano passado, mesmo que apenas com uma dose, tomam agora somente uma aplicação.

A dose protege contra três tipos do vírus Influenza, entre eles o H1N1 e outros dois tipos de gripe sazonal. De acordo com o Programa Estadual de Imunizações, as contraindicações são apenas para aquelas pessoas com reações alérgicas à ingestão de ovo ou a qualquer outro componente da vacina.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS participa de capacitação nacional contra o crime organizado em Brasília

Delegado da DECCO representa o estado em curso promovido pelo Ministério da Justiça para aprimorar investigações de alta complexidade.

Mãe pede justiça após atropelamento de filhos no Jardim Flamboyant

Câmera de segurança registrou o momento em que carro atinge duas crianças em bicicleta no início desta semana.

Jovem agride familiares após discussão em casa no Jardim das Oliveiras

Confusão começou após desentendimento sobre cuidados com uma criança.