25.7 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Ministério Público alerta Prefeitura de Selvíria sobre “terceirização” de unidades de Saúde

Documento trata da intenção do município de transferir para uma Organização da Sociedade Civil (OSC) a administração de duas unidades de saúde

A recomendação partiu da 7ª Promotoria de Justiça de Três Lagoas para o Poder Público Municipal, para garantir a transparência na parceria da Prefeitura de Selvíria com o Terceiro Setor na gestão de unidades de saúde.

No texto da recomendação, é destacada a importância de observar estritamente a legislação e os princípios da administração pública caso o município avance com a intenção de transferir a gestão operacional e administrativa do Centro de Especialidades Médicas Santa Rita de Cássia (CEM) e do Hospital e Maternidade Municipal Adalberto Aparecido Kauas para uma Organização da Sociedade Civil (OSC).

O documento enfatiza a necessidade de uma justificativa técnica detalhada, do cumprimento rigoroso da Lei nº 13.019/2014, da observância dos princípios da administração pública e da vedação de desvio de finalidade e pagamento indevido. 

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) estabeleceu um prazo de 15 dias para que o Prefeito e o Secretário Municipal de Saúde de Selvíria informem sobre o cumprimento da recomendação, apresentando as medidas adotadas e a documentação pertinente.

A recomendação foi encaminhada também ao Presidente da Câmara Municipal de Selvíria, ao Conselho Municipal de Saúde e à Secretaria Estadual de Saúde para conhecimento e providências que entenderem necessárias. O Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público e Fundações do MPMS também foi informado.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo de MS expande investimentos para ações de combate as endemias nos municípios

O trabalho mostra resultados, e pelo segundo ano consecutivo, o número de casos de dengue diminuiu no Estado.

Escolas da Rede Estadual finalizam ano letivo e se preparam para retorno dos alunos em fevereiro de 2026

O retorno dos estudantes está marcado para o dia 9 de fevereiro, quando têm início as aulas do novo período, após uma etapa de organização que assegura o início do ano com planejamento e acolhimento das equipes escolares.

Governo de MS vai fazer nova chamada de aprovados em concurso para professores da Rede Estadual

Durante a reunião também foram discutidas outras pautas da categoria em relação a valorização dos servidores e melhorias para as carreiras.